Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Comer chocolate faz-nos mais inteligentes

Um estudo publicado na revista ‘Apetite’ relata a descoberta de que o chocolate pode tornar o indivíduo mais inteligente. A conclusão é da responsabilidade de um grupo de investigadores da Universidade do Maine, Estados Unidos, que analisaram os dados do ‘Estudo Longitudinal Maine-Syracuse’ (MLSS) – um estudo baseado na comunidade de fatores de risco cardiovascular e funcionamento cognitivo em adultos.


Os investigadores analisaram os dados de cerca de mil pessoas, entre os 23 e os 98 anos de idade, a quem foram medidos os riscos cardiovasculares, o consumo alimentar e a função cognitiva. A partir desta informação de uma segunda análise mais específica, o grupo descobriu que comer chocolate com regularidade está intimamente relacionado com uma melhor funcionalidade da parte cognitiva do ser humano, incluindo uma memória mais sólida, uma organização espacial e habilidades de raciocínio melhoradas.

Estes resultados positivos e que confortam a alma de grande parte da população mundial devem-se aos flavonoides de cacau. Níveis altos de flavonoides podem ser encontrados no chocolate negro, em cerca de 30 a 70%, e não tanto no chocolate de leite, pois está presente apenas entre 7 a 15 %.

As conclusões deste estudo têm sido apoiadas por ensaios clínicos recentes que acreditam ser possível os flavonoides terem realmente a capacidade de proteger «contra o declínio cognitivo normal relacionado com a idade», relata o jornal ‘Apetite’.

Apesar das boas notícias, o estudo apresenta uma falha: teve apenas em conta o número de vezes que os participantes consumiram chocolate diariamente e não em que quantidades. Por isso, se você pensou ir a correr ao supermercado para comprar cinco tabletes de chocolate, talvez deva comprar apenas uma.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet