Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Uma rocha espacial causou um impacto estranhamente poderoso em Júpiter

Astrônomos capturaram um vídeo que mostra evidências de uma colisão entre Júpiter e um pequeno objeto celestial - provavelmente um cometa ou asteroide. Embora na gravação pareça apenas um pequeno sinal de luz, o resultado foi anormalmente poderoso.


Em média (e ignorando a velocidade orbital), um objeto atingiria Júpiter com aproximadamente cinco vezes a velocidade que atingiria a Terra. Logo, o impacto da energia seria 25 vezes superior.

O asteroide que atingiu Chelyabinsk (Rússia) em 2013 tinha 19 m de comprimento e explodiu com uma energia de 500 mil toneladas de TNT. Agora multiplique isso por 25, e você perceberá que uma rocha não precisa ser tão grande para atingir Júpiter e conseguirmos notá-la daqui da Terra.

A essas grandes velocidades, atingir a atmosfera é como bater em uma parede. Muitos ficam confusos (com razão) em como um asteroide pode explodir por causa do ar, mas as pressões envolvidas quando ele passa pela atmosfera a grandes velocidades são ridiculamente grandes. O ar e a rocha esquentam, a rocha começa a desfalecer, e cada pedaço dela fica ainda mais quente, criando rapidamente uma cascata que libera a energia cinética em um ou dois segundos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet