Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Curso sobre zika será oferecido em inglês e espanhol a profissionais da saúde

A partir de maio, o Ministério da Saúde vai oferecer versões em inglês e espanhol do curso sobre atendimento a pacientes com vírus Zika para profissionais da saúde. As aulas são gratuitas e estão disponíveis em português desde fevereiro.


A medida foi tomada em parceria entre o governo brasileiro e Organização Mundial da Saúde para tornar o material acessível ao maior número de pessoas possível. O curso Zika: abordagem clínica na Atenção Básica em inglês e espanhol poderá ser acessado no próprio site da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, onde já é disponibilizado em português e tem mais de 27 mil matriculados. O curso também poderá ser acessado por plataformas virtuais da OMS.

As aulas apresentam as condutas preconizadas nos protocolos do Ministério da Saúde relacionadas ao vírus Zika. O módulo de formação é destinado, prioritariamente, a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e profissionais de nível superior da Atenção Básica, no entanto, é aberto para qualquer interessado em conhecer mais sobre a doença. Com 45 horas-aula de duração, o módulo tem um capítulo integralmente dedicado aos cuidados voltados às gestantes com infecção pelo vírus e aos recém-nascidos com microcefalia.

Desde novembro do ano passado o Ministério da Saúde relaciona o aumento inesperado de crianças nascidas com microcefalia à chegada do vírus Zika no país, no começo de 2015. Boletim divulgado ontem aponta que 1.113 crianças foram registradas com a malformação desde outubro de 2015. Segundo a pasta, a maior parte desdes casos teve origem na infecção da mãe pelo vírus Zika.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet