Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Saiba como acompanhar o trânsito de Mercúrio pelo Sol

Um raro fenômeno astronômico pode ser visto nos céus desta manhã de segunda-feira. Entre 8h12 e 15h42, pelo horário de Brasília, o planeta Mercúrio vai cruzar em frente ao Sol, num trânsito que acontece apenas 13 ou 14 vezes por século. O que torna este fenômeno ainda mais especial é que ele poderá ser visto de todo o Brasil. A última vez que isso aconteceu foi em 1960.


O trânsito de Mercúrio acontece por causa do alinhamento do pequeno planeta entre a Terra e o Sol, parecido com o que acontece no eclipse solar. Entretanto, por causa das dimensões diminutas e a distância, será possível observar apenas uma pequena sombra, com o diâmetro aparente de Mercúrio 158 vezes menor que o do Sol.

— Mas é necessário muito cuidado na observação do fenômeno — alerta Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional.

O trânsito não é visível a olho nu, porque o diâmetro aparente de Mercúrio é de apenas 12 segundos de arco, mas a nossa vista só consegue discernir objetos maiores que 64 segundos de arco. Além disso, olhar diretamente para o sol sem um filtro adequado pode danificar a retina de forma irreversível.

Óculos escuros, filmes fotográficos e radiografias não previnem lesões e não devem ser usados. Quem tiver um binóculo ou telescópio deve usar a técnica da projeção, que consiste em acoplar uma cartolina com um pequeno orifício para projeção da imagem em uma tela. Interessados também podem procurar locais profissionais de observação, que estejam promovendo algum evento específico para o fenômeno.

No Rio, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) promove o evento “Trânsito de Mercúrio”, das 10h às 15h 30, com observações públicas em telescópios especiais, no fotoheliógrafo e no heliômetro. Palestras para explicar o fenômeno também estão programadas. O Mast fica na rua General Bruce, 586, em São Cristóvão. A Nasa também promove cobertura especial, com a divulgação de imagens e explicações de especialistas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet