Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Galli defende obrigatoriedade da licença maternidade para seis meses

Pelas comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, o deputado Victório Galli (PMDB) manifestou-se, da tribuna da Câmara, favoravelmente à obrigatoriedade da licença maternidade de quatro para seis meses, já que a lei faculta essa ampliação.


“A inserção da mulher no mercado de trabalho tem relação com a redução do tempo de amamentação no Brasil. Esta medida pode contribuir significativamente com a saúde dos futuros brasileiros”, disse o deputado.

As pesquisas comprovam que aleitamento materno exclusivo transfere à criança, além dos nutrientes, anticorpos que a protege de infecções.

Victório ressalta, porém, que apenas aumentar o tempo da licença maternidade, mesmo sem a obrigatoriedade por parte do empregador e do empregado, não tem sido bastante. “É preciso fazer campanhas mais agressivas no sentido de estimular as mulheres a adotarem o leite materno como o único alimento para o bebê por no mínimo seis meses”.

No mundo todo, a cada ano, mais de 10 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem de doenças que podem ser prevenidas e tratadas. Há várias intervenções preventivas e terapêuticas eficazes e de baixo custo que podem ajudar a reduzir essas mortes. A principal delas é o aleitamento materno até os seis primeiros meses de vida do bebê.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a porcentagem de crianças amamentadas até os seis meses de vida cresceu no Brasil, entretanto, esses índices por região ainda são baixos. Segundo o Ministério, a média de aleitamento materno exclusivo da população brasileira em 1999 era de 23 dias, entretanto, de aleitamento materno incluindo também outro tipo de alimentação na dieta do bebê era de nove meses e nove dias. O ideal seria que o bebê tivesse uma dieta exclusiva com leite.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet