Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Clínicas odontológicas de Cuiabá fizeram mais de 83 mil atendimentos no primeiro semestre de 2009

A Secretaria de Saúde de Cuiabá realizou 83.235 consultas odontológicas no primeiro semestre de 2009. De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde Bucal do município, Silvia Lídia Albuquerque de Siqueira, foram 72.400 atendimentos de clínica básica, 17.362 consultas de urgência, 11.680 serviços de endodontia (tratamento de canal), 1.932 de periodontia (tratamento de gengiva) e mais a colocação de 1.160 próteses e 4.936 exames de raios-X.


Silvia explica que há três ações desempenhadas ao longo do ano para contemplar o usuário com tratamento odontológico. A primeira é através do agendamento nos bairros que obedece a uma ordem de inscrição. O atendimento é compatível com o número de profissionais que atendem nas clínicas. Cada clinica odontológica tem sua área de abrangência, por isso a demanda é grande. Ainda assim, todos, de acordo com a ordem de chamada, são atendidos. Cada profissional realiza uma média de 20 tratamentos concluídos por mês.

A segunda maneira de atender a demanda da população se dá através do Programa Escola com Saúde que realiza o trabalho, o ano todo, de prevenção e promoção de saúde nas creches e escolas municipais, fazendo a triagem e encaminhando, conforme a necessidade, para as 10 clínicas odontológicas de Cuiabá.

Existe ainda o “Procedimento Coletivo Odontológico”, feito por técnicos de saúde bucal da Atenção Básica, que quatro vezes ao ano distribuem kits odontológicos contendo escova, creme dental e fio dental também em todas escolas e creches do município. No último semestre foram 14.295 kits distribuídos, apenas na Regional Sul da Capital.

A área de clinica geral abrange desde os procedimentos mais simples como restauração, limpeza com flúor, até os mais especializados como serviços de endodontia (tratamento de canal) e periodontia (tratamento de gengiva), passando por cirurgias de média e alta complexidade.

Ainda é disponibilizado ao usuário, através das Policlínicas do Verdão, CPA-I e Coxipó, atendimento de urgência funcionando 24 horas por dia, inclusive aos sábados domingos e feriados. As três policlínicas atenderam de janeiro a junho um total de 14.766 pacientes em casos de urgência.

A estrutura conta, ao todo, com 10 clínicas odontológicas distribuídas pelos quatro Distritos da capital. São 250 dentistas para prestar atendimento de qualidade a população. Neste último semestre, já são mais de 10 mil tratamentos concluídos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet