Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

ONU estima 700 mortes de migrantes em três naufrágios nesta semana

Até 700 migrantes podem ter morrido nesta semana em naufrágios de embarcações que partiram da costa líbia, estimou neste domingo (29) a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), citando testemunhos de sobreviventes.


Uma vez a salvo nos portos italianos de Taranto e Pozzallo, os sobreviventes contaram ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e à ONG Save The Children como seu barco afundou na manhã de quinta-feira em alto-mar.

"Nunca saberemos o número exato, nunca conheceremos sua identidade, mas os sobreviventes contam que 500 pessoas morreram", publicou no Twitter Carlotta Sami, porta-voz do ACNUR.

O ACNUR disse que até 700 pessoas podem ter morrido durante esta semana no Mediterrâneo, após o desaparecimento de 100 pessoas depois do naufrágio de um barco na quarta-feira e os 45 corpos recuperados de um naufrágio registrado na sexta-feira.

Giovanna Di Benedetto, porta-voz da Save the Children na Sicília, contou à AFP que era impossível verificar os números, mas os sobreviventes do naufrágio de quinta-feira contaram que 1.100 pessoas saíram da Líbia na quarta-feira em dois barcos de pesca e em um bote.

"O primeiro barco, com 500 pessoas a bordo, foi supostamente rebocado ao segundo, que transportava outras 500 pessoas. Mas o segundo barco começou a afundar. Alguns migrantes tentaram nadar até o primeiro, outras se agarraram à corda que unia as duas embarcações", disse.

De acordo com os sobreviventes, o capitão sudanês do primeiro barco cortou a corda, que se rompeu e decapitou uma mulher. A segunda embarcação afundou rapidamente, levando consigo os que estavam presos no porão.

O sudanês foi preso ao chegar a Pozzalo junto a outros três supostos traficantes de pessoas, disseram os meios de comunicação italianos.

"Durante duas horas lutamos contra a água, mas foi inútil. O barco começou a inundar, e os que estavam no porão não tiveram sorte. Mulheres, homens, crianças, muitas crianças, ficaram presos, e se afogaram", contou uma menina nigeriana aos mediadores culturais, segundo o jornal La Stampa.

"Corpos por toda parte"As pessoas que sobreviveram relataram que entre os mortos havia "cerca de 40 crianças, incluindo recém-nascidos", informou o jornal La Repubblica.

"Vi minha mãe e minha irmã mais velha de 11 anos morrerem", contou Kidane, eritreia de 13 anos, às organizações. "Havia corpos por toda parte".

A temporada de bom tempo propiciou a saída de embarcações que tentam cruzar da Líbia à Itália. A agência de notícias italiana ANSA disse que 70 botes e 10 barcos partiram durante toda a semana passada. Cerca de 15 por dia.

O ministro do Interior italiano, Angelino Alfano, declarou no sábado que a Europa precisa de "um acordo urgente com a Líbia e com os países africanos" para deter a crise.

Os traficantes de pessoas se aproveitam do caos que reina nos países do norte da África desde a queda de Muanmar Kadhafi em 2011.

Vários migrantes contaram ao jornal La Repubblica na Sicília que um novo "líder de traficantes" chamado Osama tomou o controle das saídas das praias da Líbia e concedia descontos nos preços de 400 euros para as viagens de barco, atraindo, assim, novos clientes.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Sculz, afirmou em uma entrevista ao jornal italiano neste domingo que a proposta italiana para um pacto da UE sobre migração, chamado Migration Compact, foi "a melhor proposta" para deter estas travessias de barcos e prevenir as mortes.

A Itália quer convencer os países da África a ajudarem a fechar as rotas migratórias à Europa e recuperar parte dos que chegam da Líbia, em troca de mais ajuda e investimento.

A Alemanha deixou claro, no entanto, que isso vai contra um dos pontos do plano da Itália, que é a criação de "eurobônus" para financiar o desenvolvimento dos países africanos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet