Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

geologia

Diretor do DNPM vem a MT debater barragens de mineração; seis tem risco igual a de Mariana

Foto: Christophe Simon/AFP

Diretor do DNPM vem a MT debater barragens de mineração; seis tem risco igual a de Mariana
O diretor de Fiscalização da Atividade Minerária do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), geólogo Walter Lins Arcoverde, vem a Mato Grosso para palestrar sobre o controle de barragens de mineração. Mato Grosso possui seis delas em situação de risco igual a barragem do Fundão, em Mariana, que se rompeu em novembro de 2015, no maior desastre ambiental brasileiro e maior do mundo envolvendo esse tipo de situação - clasificação C.


Leia mais:
Pedro Taques lança Pacto por MT com redução de 15% aos poderes, revisão de incentivos e taxação das commodities

A palestra acontecerá no dia 3 de junho, no Auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa, a partir das 8h, como parte das atividades especiais em comemoração ao dia dos Geólogos. Walter Lins e o responsável pelo setor do DNPM que fiscaliza barragens de mineração em todo o Brasil, assunto que será tema de sua palestra.

Em continuação, entidades do setor irão realizar uma apresentação de uma proposta conjunta de tabela de mínimo profissional para as atividades desenvolvidas por geólogos.No período da tarde ocorrerá a partir das 14h a Audiência Pública sobre a Política Estadual de Geologia e Recursos Minerais no Estado de Mato Grosso. A Audiência debaterá o previsto no Titulo V, Capítulo III, Seção III, artigos 297 a 299 da Constituição do Estado de Mato Grosso.

Mesmo prevista há mais de 25 anos, a política estadual de Geologia e Recursos Minerais nunca foi implementada, e o debate desenvolvido certamente ajudará muito na construção deste importante mecanismo para o Estado.

A atividade é organizada pela Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT), a Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE) e o Sindicato dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (SINGEMAT); e conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), da Mutua Caixa de Assistência, Faculdade de Geociências da Universidade Federal de Mato Grosso, do Centro Mato-grossense de Estudos Geológicos (CEMATEGE) e da Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet