Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Avenida da FEB

Governo rescindirá contrato com empresa responsável por readequações em canteiros do VLT; duas mortes no trecho

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Governo rescindirá contrato com empresa responsável por readequações em canteiros do VLT; duas mortes no trecho
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cidades (Secid), notificou a empresa AI Fernandes Serviços e Engenharia sobre a intenção de rescisão do contrato de R$ 601.967,99 para realizar as obras de readequação viária no canteiro central do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na avenida da FEB, em Várzea Grande. Segundo a assessoria da pasta, os prazos não estavam sendo cumpridos. O trecho já registrou pelo menos duas mortes, em decorrência dos gelos baianos instalados na via.


Leia mais:
Gelos baianos ‘mal colocados’ em vias só serviam para matar, avalia presidente do Crea
 
A assessoria de imprensa da Secid informou ao Olhar Direto que a pasta está trabalhando para rescindir o contrato com a empresa responsável pelas readequações. A AI Fernandes Serviços e Engenharia foi notificada no início de maio sobre a intenção. Uma proposta foi apresentada e analisada pelo secretário de Cidades, Eduardo Chiletto, mas não convenceu.
 
Ainda conforme a assessoria da pasta, a empresa não estava cumprindo com o cronograma e possuía diversas irregularidades trabalhistas. Ainda foi dito que houve várias notificações para que os trabalhos fossem agilizados, o que não aconteceu. Se a rescisão for confirmada, será aberto um novo prazo para que novas empresas apresentem suas propostas e outra seja escolhida para continuar as readequações.
 
Mortes
 
Pelo menos duas mortes já foram registradas neste trecho da avenida da FEB, em Várzea Grande. No dia 08 de janeiro deste ano, a motociclista Ana Paula do Nascimento, 19 anos, morreu após bater o veículo em que estava em uma carreta, nas imediações da empresa Fort Atacadista, na avenida da FEB, em Várzea Grande. A vítima teria atravessado o canteiro e não conseguiu frear a tempo de evitar a colisão.
 
Já o segundo caso aconteceu no último domingo (29). O motociclista José Paulo de Campos, de 26 anos, morreu por volta das 18h30, após bater contra uma contenção de concreto (conhecido popularmente como ‘gelo baiano’).
 
Populares revelaram para a equipe da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) que o rapaz trafegava no sentido a capital do Estado quando perdeu a direção do veículo. Sem controle, chocou-se violentamente contra o bloco  instalado no meio da pista para  possibilitar a  execução dos trabalhos para implantação do VLT.
 
Recentemente, o presidente do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso), Juares Samaniego, avaliou que: “os gelos baianos - do jeito que estavam - não ajudavam em nada. O correto seria eles estarem fixos e juntos. Desta forma funcionaria como um guard rail (defensa metálica) para que o veículo batesse e retornasse, evitando o pior. Mas eles separados só servem para matar, como aconteceu pelo menos duas vezes nas avenidas da grande Cuiabá”
 
Readequações
 
Conforme previsto no projeto, no trecho que compreende o VLT em Várzea Grande será realizada a recolocação das barreiras de concreto (gelo baiano) para a parte interna do canteiro, pavimentação asfáltica ao longo da via, além de faixas elevadas e de travessia para segurança e mobilidade dos pedestres.
 
As intervenções propostas foram elaboradas após reunião realizada entre representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas e da Prefeitura de Várzea Grande, que contribuíram com sugestões para o projeto. O contato do Estado com os gestores municipais e também comerciantes vem sendo realizado desde o mês de julho.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet