Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Educação

experiência

Seminário de Violência Sexual do Univag aborda casos e assistência às vítimas do crime

Foto: Assessoria

Seminário de Violência Sexual do Univag aborda casos e assistência às vítimas do crime
A abertura do I Seminário de Violência Sexual e XI Encontro Científico do Centro Acadêmico XII de Agosto Medicina  Univag, (CADAM) realizado nesta quarta-feira (01.06), no Auditório II, no Bloco C, no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), foi marcada por assuntos polêmicos que ocorreram  recentemente  no Brasil.


Tendo como exemplo, o estupro de uma jovem de 16 anos na semana passada no Rio de janeiro.  A menor foi abusada sexualmente por 30 homens e teve sua imagem exibida na internet.

O outro crime aconteceu no município de Bom Jesus, a 635 km ao sul de Teresina no dia 20 de maio .

 A menor de 17 anos foi drogada e estuprada por cinco homens.

A vítima foi encontrada seminua e amordaçada com a própria roupa em uma construção no centro da cidade. Para o vice-presidente do CADAM, o estudante de Medicina, Mickaelson Nogueira fatos como esses, não ferem apenas o útero da vítima, mas também a alma. São acontecimentos que vão ficar marcados para sempre na memória de quem foi abusado sexualmente.   

“É necessária uma reflexão quanto ao direcionamento dado na maioria dos contextos nos quais a violência sexual está presente. O que devemos buscar é o desejo de justiça, indignação verdadeira, para com as vítimas, no socorro, proteção, tratamento e afeto na vida doméstica e familiar, num resgate existencial muito além que a mera busca do cumprimento do dever moral”, disse o acadêmico de Medicina.

O evento tem o objetivo de discutir a construção do atendimento multiprofissional às vítimas e famílias em situação de violência sexual, com o intuito de despertar uma visão criteriosa das ações de conscientização, prevenção e combate a esse tipo de crime.

A Dra. Aline Bruehmuller Ale, que é médica legista e perita oficial da Perícia Oficial e Investigação Técnica (POLITEC), debateu sobre as investigações da violência sexual. A palestrante começou falando sobre estupros praticados antes de 2009.

Na época, esse tipo de crime, na maioria das vezes, era cometido contra mulheres, através de conjunção carnal, mediante violência, ou grave ameaça, ou seja, mordidas e outros tipos de agressões.   Os crimes sexuais, estupros do art. 213, é aquele que constrange a pessoa mediante a ameaça, além de ter conjunção carnal.

A médica também falou sobre estupro de vulnerável, que é a conjunção carnal, ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos.  No final da palestra a Dra. Aline explicou sobre a sequência dos fatos, explicando que quando corre o crime e a vítima vai a Delegacia da Mulher ou da Adolescência para fazer a denúncia por meio de Boletim de Ocorrência (BO), onde o delegado exige um exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), para fazer toda a perícia adequada.

Já para o coordenador do curso de Medicina do Univag, Prof. Me. Paulo Luiz Batista Nogueira, que é médico legista é recomendando que a vítima do abuso sexual procure o mais rápido possível a perícia para facilitar a constatação de vestígios do agressor no corpo dela.

“Muitas vezes a pessoa que sofreu o abuso fica frustrada com o acontecimento e acaba destruindo provas do crime, no caso, queimar a roupa e tomar banho. Dessa forma, fica difícil encontrar os sinais de que a vítima sofreu o abuso e tomando as devidas providências para que ela receba a assistência devida”, disse o coordenador do curso.

As Psicológicas no Abuso Sexual, foi outro assunto discutido no evento pelo Prof. Me. Denis Gonçalves Ferreira, mestre em Psicologia Social e pesquisador na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Na oportunidade, o Professor falou de sua experiência através de estudos de violência sexual na Cracolândia de São Paulo.

A coordenadora do curso de Serviço Social, Prof. Ma. Terezina Fátima Paes de Arruda, mestra em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso abordou Assistência Social à vítima de Abuso Sexual . E a Dra. Valéria da Corte Rossi,  discutiu as Jurídicas sobre o Abuso Sexual .

O evento também contou com a presença da Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Instituição, Lucia Helena Gaeta, da presidente do Cadam, a estudante de Medicina, Jamylle  Souza , além de acadêmicos de Medicina, Direito, Psicologia e Serviço Social do Univag.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet