Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Suíços rejeitam plano de salário básico para todos, dizem projeções

Cerca de 78% dos eleitores suíços rejeitam uma proposta para introduzir uma renda básica garantida para todos os que vivem no país, segundo projeções divulgadas neste domingo (5) do grupo de pesquisa GFS para a emissora suíça SRF. As informações são da Reuters.


O plebiscito que acontece neste domingo decide se o Estado pagará mensalmente mais de 2,2 mil euros, equivalente a R$ 9 mil, para os cidadãos, independentemente de trabalharem.

A ideia é que na Suíça, em um futuro próximo, o trabalho seja algo apenas para quem tiver vontade, porque todos vão ganhar dinheiro, mesmo ficando em casa, sendo pobre ou milionário.

Apoiadores da ideia da renda básica universal de 2.500 francos suíços (ou US$ 2.563) por adulto e 625 francos por criança menor de 18 anos dizem que iniciativa promoverá a dignidade humana e de serviço público em um momento de crescente automação. Os opositores, incluindo o governo, afirmam que isso custaria muito e enfraqueceria a economia.

Os resultados definitivos devem ser anunciados no início da noite.

Ao mesmo tempo, 66% dos eleitores aprovaram uma reforma do direito de asilo e 61% a autorização do diagnóstico genético pré-implantacional (DGP), outras duas propostas submetidas a referendo.

"Os suíços votaram de forma realista", afirmou ao canal RTS Andreas Ladner, professor da Universidade de Lausanne.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet