Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Em 2015, metade das crianças do mundo sofreu violência física ou sexual

Metade das crianças em todo o mundo - o que representa mais de um bilhão de meninos e meninas - sofreu algum tipo de agressão física, psicológica ou sexual ao longo do ano passado. A declaração foi feita por Marta Santos Pais, representante especial do secretário-geral da ONU sobre Violência contra Crianças.


De acordo com a especialista, mesmo que o assunto seja mais discutido atualmente do que há dez anos, o cenário de violência infantil não melhorou na última década. Em 2006, as Nações Unidas divulgaram um estudo global sobre o tema, alertando a respeito do grande número de crianças violentadas.

Ao Centro de Notícias da ONU, Marta contou que, em 2015, mais de 1 bilhão de crianças entre 2 e 17 anos sofreram algum abuso e que as taxas de homicídio afetam os pequenos de forma "arrasadora", pois eles representam 8% das vítimas globais.

O tráfico humano também foi abordado pela representante. Segundo ela, em algumas regiões mais de 60% das vítimas são crianças e o aumento desse número é consequência das novas tecnologias. Por isso, Marta alerta sobre os riscos de predadores sexuais e do cyberbullying.

Nos últimos 10 anos, o total de fotos na internet de abuso sexual de menores aumentou mais de 1.500%. Mais de 80% das imagens são de crianças com menos de 10 anos e diversas de crianças de apenas 2 anos.

A especialista ainda ponderou que a internet oferece oportunidades para as crianças aprenderem sobre seus direitos, mas considera fundamental ensiná-las sobre o risco de se tornarem vítimas de violência, de abuso sexual ou de humilhação.

Mais de 50 países têm leis que proíbem a violência contra menores, mas menos de 10% das crianças do mundo são protegidas por lei.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet