Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Governança define critérios da 1ª Gincana "Cuiabá Livre da Dengue"

Uma reunião realizada ontem (06-08), às 15h30m, na sede da Governança Integrada da Prefeitura de Cuiabá, definiu os critérios a serem aplicados na 1ª Gincana de Mobilização Social “Cuiabá Livre da Dengue”. Foram convocadas à reunião as secretarias municipais de Saúde (Capital), Comunicação Social, Infraestrutura - Seminfe, Esportes e Cidadania e as subprefeituras de Cuiabá.


Segundo Aislan Sebastião Cunha Galvão, secretário-adjunto de Juventude e coordenador da 1ª Gincana, essa reunião estabeleceu o cronograma do evento e seu regulamento, ‘bem como a participação de cada secretaria nas futuras atividades, previstas para durar cinco meses’:

“A 1ª Gincana é mais uma ferramenta da Prefeitura e da sociedade cuiabana no combate ao mosquito ‘aedes aegypti’, transmissor da dengue. A meta é criar uma cultura contínua contra a dengue: O Município almeja fazer com que a população conheça os sintomas da doença (que pode resultar em óbito) e adote mudança de hábitos na limpeza de quintais”.

Aislan explica que isto tende a acontecer através de várias ações educativas, de ampla mobilização social, a exemplo do teatro, música e, também, com limpeza e combate aos bolsões de lixo e quintais. “São focos de recipientes, depósitos que possam servir de criadouros do aedes”.

Ele acrescenta que as equipes da gincana podem ser montadas livremente. “A 1ª Gincana vai trabalhar na mesma linha do projeto piloto contra a dengue, realizado no Osmar Cabral, Pólo 3 da Regional Sul de Cuiabá, também com premiação aos vencedores, pelo prefeito Wilson Santos. Sentimos ali a possibilidade e necessidade de ampliar o trabalho de combate à dengue. Isso implica na coleta do lixo da dengue e as citadas atividades educativas, com participação da população do Município, em geral”.

Em relação ao que considera ‘ensaio preliminar bem-sucedido, no Osmar Cabral, esta 1ª Gincana tem como característica principal o envolvimento de todos os pólos da Capital. “Trata-se de uma gincana mais longa e mais aprimorada, de cinco meses. Vamos trabalhar com mobilização, cursos de capacitação dos representantes das equipes. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 22, no site da Prefeitura”.

“As inscrições têm início agora, em agosto, data a ser disponibilizada no site específico da gincana, no site da Prefeitura”, explica o coordenador. As provas vão acontecer em toda Cuiabá, porque a dengue, segundo dados do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá, está presente em todas as regiões da Capital.

“Com a dengue finaliza Aislan - é preciso desencadear uma verdadeira operação de guerra, casa a casa, rua a rua, quadra a quadra. Nada pode ser desprezado. A Prefeitura de Cuiabá vai realizar este trabalho muito antes das chuvas, fechando as portas para o aedes. O mosquito da dengue não terá vez em Cuiabá”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet