Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Mundo

POLÊMICA

Jornal italiano atrai críticas após distribuir livro escrito por Hitler

Foto: Reuters

Primeira página de exemplar de 1940 do livro Mein Kampf, de Hitler

Primeira página de exemplar de 1940 do livro Mein Kampf, de Hitler

Um jornal italiano tem sido criticado por distribuir cópias gratuitas de uma versão com notas críticas do livro "Mein Kampf" (Minha Luta, em português), escrito por Adolf Hitler, junto com um suplemento pago na edição deste sábado (11).


O primeiro-ministro Matteo Renzi disse no Twitter que a decisão do "Il Giornale" de dar as cópias do tratado político do líder nazista foi "sórdida" e expressou solidariedade com a comunidade judaica italiana.

Efraim Zuroff, diretor do escritório israelense do Centro Simon Wiesenthal, disse ao "Corriere della Sera" que a iniciativa de usar "Mein Kampf" para impulsionar as vendas de um jornal não tem precedentes, enquanto a agência de notícias ANSA afirmou que fontes da Embaixada de Israel expressaram surpresa.

Mas o "Il Giornale", um diário de centro-direita de propriedade da família do ex-premier Silvio Berlusconi, informou que a decisão de distribuir o texto, que inclui notas críticas feitas por um historiador italiano, teve o objetivo de "estudar o que é mau para evitar seu retorno".

Reconhecendo a controvérsia em um editorial, o editor-chefe Alessandro Sallusti disse que ninguém deve imaginar que a atitude seja uma apologia ao nazismo e à conspiração judaica mundial postulada no livro, que foi escrito entre 1924 e 1926.

O "Il Giornale" começou a vender neste sábado uma história de oito volumes do Terceiro Reich, com a cópia criticada de "Mein Kampf" de graça para os leitores que comprarem o primeiro volume.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet