Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

OMS retira café da lista de bebidas consideradas cancerígenas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) retira o café da lista de bebidas que podem causar câncer. Mas alerta que seu consumo, assim como o mate, a temperaturas elevadas por causar a doença no esôfago.O alerta foi publicado nesta quarta-feira, 15, por 23 cientistas, no âmbito da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, órgão da OMS. Os estudos concluíram que "não existem evidências conclusivas sobre o efeito cancerígeno do café". "Mas os especialistas concluíram que consumir bebidas a altas temperaturas provavelmente causem câncer de esôfago em humanos", disse. A OMS considerou "temperaturas elevadas" qualquer consumo acima de 65ºC.


Em 1991, o café havia sido colocado em uma lista que "poderia" causar câncer. "Mas uma ampla base de evidências levou à reavaliação do caráter cancerígeno do café", indicou o grupo. "Depois de avaliar mais de mil estudos em humanos e animais, o grupo de trabalho concluiu que a evidência era inadequada sobre o aspecto cancerígeno de beber café."

Os novos estudos indicaram que não haveria efeitos no pâncreas, na próstata e câncer de seio e que os riscos eram "reduzidos" para fígado. Para outros mais de 20 tipos de câncer, as mais de 500 evidências "foram inconclusivas".

Apesar da mudança, os cientistas apontaram para os riscos do consumo de bebidas em elevadas temperaturas. Segundo eles, "evidências de estudos epidemiológicos mostraram uma associação positiva entre câncer de esôfago e o consumo de bebidas a altas temperaturas".

Estudos realizados na China, no Irã, na Turquia e na África do Sul, onde chá e mate são consumidos a mais de 70°C, apontaram que o risco do câncer aumenta com a temperatura. Estudos com animais também apontaram evidências até mesmo do risco de água a altas temperaturas.

"Esses resultados sugerem que é a temperatura, e não as bebidas, que parecem ser responsáveis pelo câncer", disse Christopher Wild, diretor da agência. "O fumo e bebidas alcoólicas são algumas das principais causas do câncer de esôfago. Mas a maioria dos casos ocorre na Ásia, América do Sul e no leste africano, onde existe um hábito de se consumir bebidas muito quentes e onde as razões para esse câncer não são compreendidas."

Segundo os dados da OMS, o câncer de esôfago hoje é o oitavo mais comum em todo o mundo entre os diferentes tipos de câncer. Mas é também um dos mais fatais, causando mais de 400 mil mortes em 2012, 5% de todas as mortes por câncer.

A entidade também avaliou o impacto do mate e chegou à conclusão de que a bebida também não é, em si, cancerígena.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet