Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Brasil

OMS diz que são necessários U$122 milhões para reação global ao Zika vírus

Quase 122 milhões de dólares são necessários para evitar e administrar as complicações provocadas pelo Zika vírus, que está se alastrando pelas Américas e causando defeitos de nascença em bebês, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira.


É preciso se concentrar especificamente no apoio a mulheres e jovens em idade de engravidar, afirmou a agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) no momento em que dá início a uma estratégia revisada conjunta com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para decidir como lidar com o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

O Zika vem provocando alarme nas Américas desde que casos de microcefalia, uma má-formação craniana, foram relatados no Brasil, o país mais afetado pela epidemia.

O defeito de nascença raro se caracteriza pelo tamanho anormalmente pequeno da cabeça e por problemas de desenvolvimento em potencial. As autoridades brasileiras já confirmaram mais de 1.400 casos de microcefalia em bebês cujas mães foram expostas ao Zika durante a gravidez.

Na quinta-feira, autoridades de saúde dos Estados Unidos relataram que três bebês nasceram com defeitos de nascença ligados a prováveis infecções de Zika vírus nas mães durante a gestação, além de três casos de abortos espontâneos ligados ao Zika. 

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que já se descobriu muito sobre o Zika, como ele se dissemina, as consequências da infecção e como controlá-la desde que autoridades de saúde globais começaram a adotar seus primeiros planos de reação no começo deste ano. A OMS declarou o Zika uma emergência de saúde global no dia 1o fevereiro.

"A reação agora exige uma estratégia única e integrada que tenha como foco o apoio a mulheres e garotas em idade de conceber", disse ela em um comunicado.

O plano enfatiza vários aspectos do surto de Zika "que exigem uma reação colaborativa e global", afirmou a OMS.

Entre eles estão o potencial de uma disseminação internacional maior do Zika devido à grande presença do mosquito Aedes Aegypti, que tem capacidade de transmitir o vírus, a falta de imunização das populações de áreas onde o Zika vírus está circulando pela primeira vez e a falta de vacinas, tratamentos e exames de diagnósticos rápidos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet