Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Escolas da rede municipal de Cuiabá poderão ter câmeras de vigilância

Um projeto de lei em análise na Câmara de Vereadores de Cuiabá propõe a instalação de câmeras de vídeo em frente de todas as escolas da rede municipal ensino. O objetivo é garantir a segurança de alunos e professores, além de coibir o consumo de drogas, cigarros, bebidas e a ação de vândalos. “Com as câmeras, qualquer violência será registrada e será mais fácil combater a ocorrência de delitos na porta das escolas”, aponta o vereador Ivan Evangelista (PPS), autor da proposta.


Ivan afirma que a sua proposta é uma resposta para as constantes reclamações recebidas pelo seu gabinete de pais de diversos bairros de Cuiabá sobre o aumento da violência na porta de escolas. “Isso vem sendo provocado, segundo eles, principalmente pelo comércio de drogas e bebidas alcoólicas de fronte as unidades escolares”.

Desta forma, ressalte ele, o projeto quer contribuir para devolver a tranquilidade que se perdeu. “A ideia é devolver a tranquilidade aos pais e trazer de volta o objetivo da escola, que é passar conhecimento. Mas, nos dias atuais muitas unidades escolares tem se tornado também um ambiente de violência, pois são várias as denúncias de ocorrência de tráfico e consumo de drogas nas imediações, bem como de outros delitos”.

Instalação - A instalação dos equipamentos na rede pública de ensino, sugere Ivan, deverá ocorrer gradativamente, após a promulgação da lei. Pelo projeto, os gastos com a compra a instalação dos equipamentos nas escolas da rede municipal devem ser bancados por verbas próprias já consignadas no orçamento com possibilidade de verba suplementar.

Exemplos - O vereador socialista cita que em todo o país há vários exemplos de ações semelhantes. No Rio Grande do Sul, o monitoramento eletrônico vem ajudando a combater o vandalismo e coibir os casos de agressão nas escolas da cidade de Erechim. Já na Bahia, a prevenção faz parte do programa de governo que implantou a Patrulha Escolar na área de abrangência de Salvador. O mesmo projeto está sendo analisado em Curitiba (PR) e Maceió (AL).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet