Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Fernando Cavendish é preso ao desembarcar no Rio

RIO - O ex-dono da Delta, Fernando Cavendish foi preso ao desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, por volta das 4h deste sábado. O empresário saiu escoltado por agentes da Polícia Federal e levado para o Instituto Médico Legal (IML). Em seguida, Cavendish seguiu em direção ao presídio Ary Franco, em Água Santa, na Zona Norte do Rio. No local, estão presos outros quatro acusados na Operação Saqueador.


A prisão de Cavendish, do bicheiro Carlinhos Cachoeira e do empresário Adir Assad havia sido decretada, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal. Na decisão desta sexta-feira, o desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, converteu a prisão preventiva em prisão domiciliar. O MPF vai recorrer da decisão.

O desembargador determina o afastamento dos acusados da direção e administração das empresas investigadas e os obriga a comparecer em juízo a cada 15 dias. Eles também estão proibidos de mudar de endereço, manter contato com outros investigados e deixar o país. Todos deverão entregar os passaportes nas próximas 24 horas. Na prisão domiciliar, usarão tornozeleiras eletrônicas.

Quando a Operador Saqueador foi deflagrada, na última-quinta-feira, policiais federais foram até o apartamento de Cavendish, no Leblon, mas ele não foi encontrado porque estava na Europa. Ele viajou no dia 22 de junho.

DENÚNCIA FOI ACEITA PELA JUSTIÇA DO RIO

O MPF ofereceu denúncia contra Cavendish, Cachoeira, Adir Assad e mais 20 pessoas por envolvimento no esquema de lavagem de verbas públicas. A denúncia foi aceita pela Justiça do Rio. De acordo com o procurador da República Leandro Mitidieri, cerca de R$ 370 milhões foram desviados de obras públicas feitas pela Delta e lavados por meio de 18 empresas de fachada, criadas por Cachoeira, Assad e Marcelo Abbud, que também foi preso. Depois, o dinheiro era sacado em espécie e distribuído a agentes públicos, dificultando o rastreamento. Abbud e o ex-diretor da Delta no Centro-Oeste e Distrito Federal Claudio Abreu também foram beneficiado pela decisão do desembargador e vão para a prisão domiciliar.

Apesar da medida do desembargador, o juiz Marcelo Bretas determinou que os presos comprovem ocupação lícita e que a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Rio forneça tornozeleiras eletrônicas antes de soltar os presos.

Em nota, a defesa de Cavendish disse que "consciente da legalidade dos seus atos, Fernando Cavendish sempre atendeu às solicitações da Autoridade Policial, e assim continuará a fazer no âmbito do Processo Judicial".
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet