Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

Morre ex-primeiro-ministro e socialista francês Michel Rocard

O ex-primeiro-ministro e líder histórico do socialismo francês Michel Rocard morreu neste sábado (2), aos 85 anos, informou a emissora "BFM TV".


Rocard, que exerceu o cargo de chefe do Executivo durante o mandato do presidente François Mitterrand, de 1988 a 1991, liderou durante décadas o ala moderada do Partido Socialista e era considerado um europeísta convicto. Segundo a imprensa francesa, Rocard morreu no Hospital Pitié-Salpétrière, em Paris, de forma repentina, apesar de já estar como uma saúde frágil há algum tempo.

O escritório do presidente François Hollande divulgou um comunicado no Facebook dizendo que "uma grande figura da república e da esquerda acabou de desaparecer".

Na homenagem, Hollande elogiou o ex-primeiro-ministro por ter se comprometido com "um socialismo que conciliava a utopia e a modernidade".

Biografia

Nascido em 1930, em Courbevoie (ao oeste de Paris), aliou à militância socialista aos 19 anos, primeiro no Partido Socialista Unificado (PSU) e depois, em 1974, no Partido Socialista. Em maio de 1988, se tornou primeiro-ministro de Mitterrand, com quem manteve épicas divergências por sua visão de esquerda, interpretadas à época como uma concessão à alma mais social-democrata do partido ou, como se chamou na França, "a segunda esquerda".

Rocard liderou o próprio partido durante alguns meses entre os anos de 93 e 94, quando foi a Bruxelas como eurodeputado no Parlamento Europeu, no qual ficou até 2009.

Ferrenho europeísta, em sua última entrevista, há apenas duas semanas, defendeu o "Brexit" na revista "Le Point", já que, em sua opinião, a União Europeia (UE) se livraria do freio que o Reino Unido representa para a sua integração.

Além de seus cargos institucionais e orgânicos, Rocard deixou marca com suas teses sobre a necessária modernização da esquerda, aproximando-a ao liberalismo, que criaram uma escola no socialismo francês da qual bebem, por exemplo, o atual presidente, François Hollande, e o atual primeiro-ministro, Manuel Valls.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet