Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

Atirador de Munique preparou ataque por um ano

O atirador de 18 anos que matou nove pessoas e depois se suicidou em Munique planejou o ataque por um ano, informou neste domingo (24/07) o chefe da polícia da Baviera, Robert Heimberger.


O procurador-geral Thomas Steinkraus-Koch acrescentou que o jovem alemão de origem iraniana não escolheu as vítimas, a maioria de origem estrangeira, mas atirou de forma aleatória.

Nesse período, o jovem de origem iraniana chegou a visitar a escola de Winnenden, perto de Stuttgart, no sudoeste da Alemanha, onde um adolescente de 17 anos matou 15 pessoas, em 2009. E fez fotos do local.

Neste sábado, o chefe da polícia de Munique, Hubertus Andrä, afirmou que o atirador identificado como David S. era obcecado por tiroteios em massa. No quarto dele, foram encontrados livros e documentos relacionados com ataques a tiros. Ele também jogava games violentos com frequência.

Andrä também disse que há uma "conexão óbvia" entre o ataque da última sexta-feira com os atentados feitos pelo extremista de direita norueguês Anders Behring Breivik, que matou 77 pessoas exatamente cinco anos antes, em 22 de julho de 2011.

O atirador teria obtido a pistola Glock, de numeração raspada, de forma ilegal, através da darknet (área da internet inacessível para a maioria dos usuários), além de cerca de 300 munições. O jovem se suicidou depois do ataque. "Há um histórico de conversas na darknet que sugerem que ele adquiriu a arma nesse meio", afirmou Heimberger.

O chefe de investigações acrescentou que os pais do atirador ainda não foram ouvidos pela polícia por "estarem em choque". No apartamento, os investigadores encontraram medicamentos para tratamento de uma doença mental. O jovem teria passado por tratamento psicológico por dois meses para tratar uma "fobia social" e depressão.

Neste domingo, as autoridades bávaras anunciaram também que o nome de feridos foi corrigido: no total, foram 35, dez deles de forma grave. O balanço também leva em conta os vários feridos durante uma situação de pânico no centro de Munique, longe do local do massacre.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet