Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

CÁCERES

CRO realiza conscientização de população pela prevenção do câncer de boca

Foto: Reprodução

CRO realiza conscientização de população pela prevenção do câncer de boca
O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) reuniu cerca de 50 cirurgiões dentistas nesta sexta-feira (29), em Rondonópolis, durante a nova edição do projeto “CRO Itinerante”. O CRO-MT recebeu dúvidas e deu esclarecimentos á comunidade sobre temas como a identificação de doenças e a realização de palestra voltada à saúde bucal e ao surgimento de sintomas relacionados ao Câncer de Boca.


Leia mais:
Mutirão de combate ao câncer de boca realiza exames preventivos gratuitamente neste sábado


O atendimento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde com a participação do presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Luiz Evaristo Ricci Volpato e outros membros da entidade. Também esteve presente a equipe de fiscalização, responsável pelo acompanhamento das atividades e cumprimento das normas técnicas que envolvem o exercício da profissão.

O presidente do Conselho, o cirurgião-dentista Luiz Evaristo Ricci Volpato, destaca que o projeto ‘CRO Itinerante’ foi concebido sob duas metas muito claras, a ampliação do diálogo entre os profissionais, com atualização contínua sobre as ações do conselho e inovações na aplicação técnica.

“A população hoje é nossa principal aliada, que no chama atenção, nos aborda, faz ligações mesmo que anônimas, graças a esses ‘aliados’ temos desenvolvido um relevante trabalho de fiscalização; outro objetivo das ações itinerantes também é levar esclarecimento à população sobre rotinas de higiene e cuidado bucal, temos atingido resultados surpreendentes”, avalia Volpato.   

A partir de denúncias realizadas pela própria população, o conselho tem coibido o surgimento de falsos profissionais e combatido de maneira veemente os casos já denunciados. Nos últimos meses, graças a denúncias formalizadas anonimamente por moradores, foi possível autuar e tirar de circulação falsos dentistas em Várzea Grande, Cuiabá, Rondonópolis e outros municípios de Mato Grosso.

Prevenção o câncer de boca
Um dos pontos altos do encontro foi a palestra ‘Câncer de Boca – Prevenção, Diagnóstico e Exame Preventivo’ ministrada pelo cirurgião-dentista Arlindo Tadeu Teixeira Aburad, doutor em Patologia Bucal pela Universidade de São Paulo (USP). O aparecimento do câncer de boca está ligado à higiene bucal do paciente, com destaque para a presença de cáries, gengivites e periodontites, geralmente com efeito potencializado se associadas ao tabagismo, ao etilismo (bebidas alcóolicas), a idade avançada, entre outros fatores.   

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que em 2016 haverá 11.280 novos casos de câncer de boca em homens e 4.010 em mulheres no país. Em Mato Grosso, a previsão é para o surgimento de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres. A prevenção e o diagnóstico precoce estão entre os principais elementos de combate à doença.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet