Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

'O policial achou que meu pincel era uma arma e atirou': as experiências de um artista alemão que vive no Vidigal

O pintor alemão Jan Siebert escapou por pouco de um tiro disparado por um policial fluminense, que confundiu o pincel do artista com uma arma.


Assim como esta experiência, ocorrida em 2012, outras marcaram os quadros que Siebert vem pintando em áreas pouco exploradas do Rio de Janeiro, sempre à noite. Um olhar único sobre a cidade olímpica.

O artista vive no Brasil desde 2005. Começou pintando a zona portuária de Santos, suas ruas, viadutos e prostíbulos. Passou por São Paulo e, finalmente, chegou ao Rio.

Na cidade, morou um ano em Copacabana, antes de se mudar para o Morro do Vidigal.

Trabalhando à noite, "quando a luz não muda", Siebert fez registros da paisagem urbana do Rio como do viaduto da Perimetral, demolido como parte das obras relacionadas aos Jogos Olímpicos.

'O momento em que o asfalto sobe'

Mas foi no Vidigal onde passou por um momento marcante em sua carreira: foi alvo de um tiro disparado por um policial da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que confundiu seu pincel com uma arma.

"Eu havia decidido trabalhar no Vidigal, onde já estava morando, porque ia ser muito mais tranquilo, sem perigo", comenta ele, em português fluente.

"A violência começa no momento, como eles dizem, em que o asfalto sobe", avalia o pintor, que não foi ferido no disparo.

Atualmente, Siebert pinta a região de Grumari para sua série "Últimas Luzes".

"Ali é onde a cidade vai se apagando", conta o artista.

Jan aponta o local onde foi alvo de abordagem policial

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet