Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Polícia detém jovem que escalava a Trump Tower em Nova York

Numa aventura que durou cerca de duas horas, um homem escalou nessa quarta-feira (10) a fachada de vidro da Trump Tower, em Nova York - residência e sede da campanha do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump -, até ser detido pela polícia.


Utilizando duas ventosas, o homem, de 20 anos, chegou ao 21º andar do prédio, que fica na famosa Quinta Avenida. Neste momento, os policiais desistiram de tentar convencê-lo a interromper a subida, e dois deles o capturaram através de uma janela.

A polícia explicou que a opção foi não intervir de imediato e tentar estabelecer diálogo com o jovem, ao mesmo tempo em que foram colocados colchões de ar no chão para amortecer uma eventual queda.

Centenas de curiosos, muitos deles turistas que passavam pela popular área comercial, concentraram-se no cruzamento da rua 56 com a Quinta Avenida para observar o acontecimento, o que provocou reflexos no trânsito do centro de Manhattan no fim da tarde. A operação policial terminou às 18h30 (hora local).

O homem iniciou a escalada no quinto andar, onde existe uma sacada com acesso liberado ao público, relataram testemunhas. Depois de capturado pela polícia, o jovem, natural do estado da Virgínia, foi internado para ser submetido a exames médicos.

"Propósito significante"

O homem "não expressou em momento algum a intenção de ferir quem quer que fosse", segundo um porta-voz da polícia. "O seu único desejo era falar com o senhor Trump", acrescentou.

Um dia antes de escalar o arranha-céu, o jovem postou um vídeo no Youtube intitulado: "Mensagem ao senhor Trump (por que escalei sua torre)". Ele postou o vídeo como Leven Thumps, personagem de uma série de livros infantis do autor Obert Skye.

"Sou um pesquisador independente em busca de uma audiência privada com o senhor para discutir uma questão importante. Garanto que é do seu interesse honrar esse pedido", disse o homem no vídeo. "Acredite, se meu propósito não fosse significante, eu não arriscaria minha vida em busca dele."

O jovem prossegue dizendo que escalou o prédio para chamar a atenção do candidato. "Se eu tivesse tentado isso por meios convencionais, eu teria muito menos chance de ter sucesso, porque o senhor é um homem ocupado, com muitas responsabilidades."

A Trump Tower tem mais de 200 metros de altura. O magnata candidato à presidência vive nos últimos dos 68 andares e não estava na cidade nesta quarta-feira.

LPF/efe/lusa/ap
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet