Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Não é bem assim

“O relatório do TCE refere-se apenas a questões financeiras”, explica Chiletto sobre atrasos

“O relatório do TCE refere-se apenas a questões financeiras”, explica Chiletto sobre atrasos
O secretário de Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, explicou os atrasos citados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), divulgado no relatório de acompanhamento das obras da Copa do Mundo que foram alvos de Termos de Ajustamento de Gestão (TAGs): “O relatório do tribunal refere-se apenas as questões financeiras”. Segundo ele, obras de menor valor já foram finalizadas, mas pesam menos no levantamento do órgão.


Leia mais:
TCE aponta que Governo descumpre quase 90% das metas para retomada de obras da Copa
 
“O relatório feito pelo TCE é de junho e espelha apenas a questão financeira e não o andamento efetivo das obras. Temos 22 TAGs, destes quatro são serviços. São 70% de TAGs acabados, prontos. Os 11% ditos pelo tribunal são de partes financeiras dos projetos de maior valor, que estão atrasados mesmo. Por isso aparece essa discrepância. Os de menor valor já foram entregues, como o Morro do Despraiado, mas pesam menos”, explicou o secretário.
 
Chiletto estima que 70% das obras estão prontas ou com um bom andamento. Mas também reconhece que em algumas questões há atrasos significativos: “As construtoras estão com problemas financeiros grandes. A maioria não conseguiu entregar as certidões negativas, muitas inclusive entraram na Justiça para receber sem as certidões”.
 
“Se os cronogramas não forem cumpridos e os contratos não forem finalizados, serão rescindidos. Tínhamos de pagar R$ 86 milhões e estamos conseguindo fazer uma redução em torno de R$ 18 milhões, neste processo pós-TAG”, comentou o secretário. As prioridades do Executivo são: Aeroporto Marechal Rondon, avenida 8 de Abril e TI (Tecnologia da Informação) da Arena Pantanal.
 
“Se as obras forem rescindidas, iniciará uma nova licitação e as obras só devem ser retomadas em março, após o período chuvoso”, finaliza o secretário. 

Relatório

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aponta que foram descumpridos 88,67% das metas definidas nos Termos de Ajustamento de Conduta (TAGs) firmados com a Secretaria de Estado de Cidades (Secid) e empresas contratadas para a retomada de 22 obras da Copa do Mundo.

Dos 22 TAGs, 10 correm o risco de não serem cumpridos, segundo o coordenador da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Cumprimento dos TAGs das Obras da Copa, conselheiro substituto João Batista de Camargo Júnior.

Os TAGs tem prazo estipulado para a conclusão dos trabalhos é de 18 meses. Os termos incluem obras como Complexo Viário do Tijucal; Complexo Viário Dom Orlando Chaves que corta a Avenida da FEB em Várzea Grande; Complexo Viário da Miguel Sutil com a Trincheira da Avenida dos Trabalhadores; Complexo Viário da Miguel Sutil com a Trincheira do Santa Rosa; Duplicação da Rodovia Mario Andreazza ou Contorno Norte; Duplicação da Avenida da Guarita em Várzea Grande; Obras complementares do Verdão no entorno da Arena Pantanal;  entre outras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet