Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política BR

unanimidade

Eduardo Cunha é cassado com voto favorável de todos os deputados de MT

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Eduardo Cunha é cassado com voto favorável de todos os deputados de MT
Todos os deputados federais eleitos por Mato Grosso votaram a favor da cassação do mandato do ex-presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na sessão realizada na noite de segunda-feira (12). O parlamentar foi cassado com um placar de 450 votos a 10, enquanto 9 deputados se abstiveram de votar.


Leia mais:
Bezerra vota para ‘salvar’ Eduardo Cunha e Valtenir para que processo de cassação prossiga
 
Adilton Sachetti (PSB), Carlos Bezerra (PMDB), Ezequiel Fonseca (PP), Fabio Garcia (PSB), Nilson Leitão (PSDB), Ságuas Moraes (PT), Tampinha (PSD) e Valtenir Pereira (PMDB) foram unânimes em apoiar a cassação do ex-presidente.

Antes da sessão, pairavas dúvidas principalmente sobre o voto de Bezerra e de Ezequiel Fonseca, que não quiseram responder como votariam no processo.  Além disso, o peemedebista já havia votado favorável a Cunha em julho, quando o relatório pedia a volta do processo para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Com o resultado, Cunha fica inelegível até 2027. Ele é o sétimo deputado a ter o mandato cassado desde a criação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, em 2001. Ele estava afastado das funções de deputado federal desde maio deste ano, assim como da presidência da Casa até 7 de julho, quando renunciou a esse cargo.

Cunha é alvo da Operação Lava Jato e acusado de manter contas bancárias secretas no exterior e de ter mentido sobre a existência delas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras em 2015. O processo no Conselho de Ética foi instaurado a pedido do PSOL e da Rede. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet