Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Telescópio Gaia revela mapa de Via Láctea com 1 bilhão de estrelas

Trata-se de mapa mais detalhado já produzido da Via Láctea. Satélite Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA) foi lançado há mil dias.


A agência Espacial Europeia (ESA) divulgou, nesta quarta-feira (14), o mais detalhado mapa da nossa galáxia, a Via Láctea. O trabalho de mapeamento, feito pelo satélite Gaia, inclui a localização de mais de 1 bilhão de estrelas.

"A divulgação de hoje nos dá uma primeira impressão das informações extraordinárias que nos esperam e que vão revolucionar nossa compreensão de como as estrelas estão distribuídas e se movem ao longo de nossa galáxia", disse Alvaro Giménez, Diretor de Ciência da ESA.

O mapa divulgado nesta quarta-feira é resultado de informações coletadas nos primeiros 14 meses de trabalho do satélite: de julho de 2014 a setembro de 2015.

"Este bonito mapa que publicamos hoje mostra a densidade das estrelas medidas por Gaia por todo o céu, e confirma que foram coletadas informações magníficas durante seus primeiros anos de operações", disse Timo Prusti, cientista do projeto Gaia, na ESA.

A Via Láctea é uma galáxia de formato espiral, com a maioria de suas estrelas concentradas em um disco de cerca de 100 mil anos luz de comprimento e mil anos luz de espessura. Essa região é vista, na imagem divulgada, como a região mais brilhante que segue horizontalmente e que é especialmente brilhante no centro.






 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet