Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

a favor do impeachment

Procurador Mauro diz que Dilma e Temer cometeram ‘estelionato eleitoral’ e defende novas eleições

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Procurador Mauro diz que Dilma e Temer cometeram ‘estelionato eleitoral’ e defende novas eleições
O candidato a prefeito de Cuiabá pelo PSOL, Procurador Mauro de Lara, defende a realização de novas eleições diretas para escolher um novo presidente da República. O socialista, que foi favorável ao impeachment de Dilma Rousseff (PT), é favorável também à saída de Michel Temer (PMDB) do cargo. Na avaliação dele, tanto a presidente eleita quanto o vice cometeram “estelionato eleitoral” e enganaram os eleitores.


Leia mais:
Poderia ter sido deputado federal se fizesse aliança com quem compra voto, diz Procurador
 
“Na verdade o que eles fizeram foi um estelionato eleitoral, que começou com a Dilma e continuou com Michel Temer. Esse projeto de atacar direitos trabalhistas e previdenciários não venceu nas urnas. O que venceu nas urnas foi o projeto que dizia para a população que não atacaria esses direitos. Então acreditamos que o caminho são novas eleições presidenciais para ouvir o povo dizer se quer ou não quer esse programa aí. Com certeza não quer”, afirmou o procurador, em entrevista após o debate realizado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), esta semana.

A posição do candidato cuiabano é contrária ao que defende a direção nacional do PSOL, que apesar de ter sido oposição ao governo Dilma, por defender ideias que estão mais à esquerda do que as adotadas pelo governo petista, ficou ao lado dela no momento do impeachment. Questionado pelo Olhar Direto, Mauro observou que nem todos no partido compartilham dessa posição, e alguns preferiram continuar na oposição.

“O PSOL é um partido extremamente democrático, que abriga diversas ideias, posturas e programas. A direção nacional, que encaminhou o voto contra o impeachment, errou, na nossa opinião. O caminho seria a posição por novas eleições. Acredito que os deputados federais do PSOL deveriam ter votado pela abstenção e deveriam ter cobrado novas eleições”, defendeu.

Cobrança petista

A postura do Procurador Mauro havia sido questionada horas antes pelo petista Alexandre César, que já foi deputado estadual e candidato a prefeito pelo PT em 2004. Ao chegar à OAB para assistir ao debate e apoiar o candidato Julier Sebastião (PDT), que coligou com seu partido, Alexandre criticou o fato de Mauro não ter se posicionado sobre o cenário político nacional em sua campanha a prefeito.

“O Procurador Mauro tem que se posicionar com relação ao quadro político nacional. Essa é a capital de um estado, tem uma importância bastante relevante no cenário nacional e o prefeito da cidade vai ter que ter uma posição clara. Quem vai governar depois vai ter que conviver com essas situações. Daqui até o final do ano, o quadro político do país pode mudar muito. Alguns setores afirmam que o governo Temer tem data para acabar: 31 de dezembro, que aí se propicia uma eleição indireta, pela via do parlamentarismo e outros golpes dentro do golpe, que é parte da tradição”, cobrou o ex-parlamentar.

Alexandre lembrou que o candidato Julier tem feito um posicionamento contra o impeachment e a favor do governo destituído, enquanto Mauro não se pronuncia sobre o assunto. Ele destacou, ainda, que durante o processo de retirada de Dilma da Presidência, o candidato do PSOL chegou a se manifestar favorável ao impeachment.

“Diante do quadro político nacional, ele se coloca numa situação de alheamento. A trajetória dele foi de apoio ao impeachment, às manifestações contrárias ao governo federal e, portanto, muito sintonizado com o projeto que não é o projeto do PSOL. O PSOL foi crítico pela esquerda, foi oposição ao PT e ao governo federal pela esquerda, mas não aderiu a esse projeto golpista de usurpação do poder que hoje governa o Brasil”, disparou o petista.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet