Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

OMM adverte que 2016 deve ser o ano mais quente da história

OMM adverte que 2016 deve ser o ano mais quente da história
A organização Meteorológica Mundial (OMM) advertiu nesta sexta-feira que 2016 está no caminho de se transformar no ano mais quente já registrado na história, com temperaturas extremamente altas.


"Fomos testemunhas de um prolongado período de extraordinário calor e tudo indica que isto se transformará na nova norma", sustentou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, ao apontar que foram observados níveis inusualmente altos de concentração de dióxido de carbono e quebraram recordes de temperatura.

Esta situação e o aquecimento dos oceanos acelerou o braqueamento dos recifes de corais, lembrou.

"A temporada excepcionalmente longa de aquecimento global continuou em agosto, que foi o mais quente em registros tanto na superfície terrestre como nos oceanos", acrescentou a porta-voz da OMM, Claire Nullis, baseando-se em dados da Nasa e do Centro Europeu para as Previsões Meteorológicas a Médio Prazo.

Além disso, segundo os últimos dados, a superfície de gelo no Ártico alcançou sua mínima extensão durante o verão (boreal) no último dia 10 de setembro, o que foi a segunda mais reduzida há 37 anos, quando começaram os registros por satélite.

Essa superfície é comparável com a observada no mesmo período de 2007.

A extensão de gelo no Ártico foi de 4,14 milhões de quilômetros quadrados e acredita-se que a principal razão para que a situação não seja dramática tem a ver com o fato de que o verão nessa parte do mundo foi fresco, nublado e com tempestades regulares.

"Historicamente, essas condições meteorológicas desaceleram a perda de gelo durante o verão, mas no essencial estaremos só um degrau abaixo do recorde", indicou Nullis.

A menor superfície de gelo ártico é de 17 de setembro de 2012, quando diminuiu até chegar a 3,39 milhões de quilômetros quadrados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet