Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Mundo

Flórida declara estado de emergência perante possível passagem de "Matthew"

O Governo da Flórida, nos Estados Unidos, declarou "estado de emergência" nesta segunda-feira perante a possível chegada do poderoso furacão "Matthew" ao sul do estado, após sua previsível passagem por Haiti, Jamaica e Cuba a partir desta noite.


Embora ainda não esteja claro se a trajetória afetará gravemente à Flórida, o governador Rick Scott declarou que "se deve levar 'Matthew' a sério, um furacão de categoria 4, que ameaça a vida da comunidade".

"Se o furacão 'Matthew' impactar diretamente na Flórida, poderia haver uma destruição em massa que não vimos desde o furacão 'Andrew' que devastou o condado Miami-Dade em 1992", afirmou Scott.

O governador instou a comunidade a manter-se em alerta esta semana e a estar preparada perante a possível chegada do quinto furacão da atual temporada ciclônica no Atlântico.

Apesar de a maior parte dos modelos por computador a cinco dias situarem a península na beira exterior do cone de ação, os meteorologistas advertiram que é cedo para descartar totalmente que não impacte na costa leste do estado.

"Os residentes não devem se atrasar e começar a se preparar para o pior agora", declarou Bryan Koon, coordenador estadual de emergências.

"Assegurem-se de ter comida e água para três dias e lanternas, pilhas e um rádio com pilhas", completou o governador.

Da mesma forma, a empresa de energia Florida Power & Light (FPL) ativou sua "resposta de emergência" perante as previsíveis chuvas e fortes ventos.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos também urgiu hoje os navegantes a começarem os preparativos, como proteger as embarcações e estarem prontos para uma eventual evacuação.

"Matthew" continuava hoje lentamente seu avanço em direção norte com uma velocidade de translação de 9 km/h, alertou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).

Segundo um provável padrão de trajetória, "o centro de 'Matthew' se aproximará do sudoeste do Haiti esta noite e do leste de Cuba amanhã, terça-feira", para movimentar-se depois, na terça-feira à noite e na quarta-feira, "perto ou sobre porções do sudeste e do centro das Bahamas", detalhou o NHC.

No início da tarde de hoje, "Matthew" estava cerca de 440 quilômetros ao sudoeste de Porto Príncipe, capital do Haiti, e 330 quilômetros ao sudeste de Kingston, capital da Jamaica, segundo o "NHC".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet