Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Previsão da nebulosidade para a Super Lua

Este fim de semana é duplamente especial. Além de ser um prolongado por causa do feriado de 15 de novembro na terça-feira, a Lua cheia promete ser um espetáculo mais especial ainda.


A Lua cheia do dia 14 de novembro será uma Super Lua! É assim que popularmente chamamos a Lua cheia (ou a Lua nova) que acontece junto com o perigeu, que é a menor distância entre o centro da Lua e o centro da Terra.

Esta coincidência acontece só de vez em quando. Nesta situação, a Lua cheia observada perto da linha do horizonte, quando ela estiver nascendo ou se pondo, aparenta ser maior ainda do que o normal. Lua cheia já é uma maravilhosa e uma Super Lua, enorme, é ainda mais deslumbrante!

Os melhores dias para ver, e quem sabe conseguir fotografar, a Super Lua serão nos dias 13 e 14 de novembro. Mas tem uma coisa que poderá atrapalhar muito o espetáculo: o tempo, na verdade, as nuvens. Dependo da quantidade de nuvens, não vai dar para ver nada, nem com um super binóculo e nem com big telescópio. Aliás, o binóculo é o mais indicado para apreciar a Lua.

O Mas em muitas regiões, o tempo não vai ficar completamente chuvoso e nem o céu ficará totalmente nublado.

Para ver a Super Lua, precisamos de algum tempo com pouca nebulosidade no fim da madrugada do dia 13 de novembro, domingo, e no começo da noite do dia 14, segunda-feira.

Os mapas mostram a previsão da chance de visualização da Super Lua considerando a cobertura de nuvens e o risco de chuva. Não estamos prevendo se vai chover forte ou fraco, mas apenas indicando se há uma possibilidade de chover no amanhecer do dia 13 e no anoitecer do dia 14.

Será que você tirou a sorte grande de estar num lugar com poucas nuvens? Confira a previsão para a visualização da Super Lua.

Se as nuvens não deixarem você ver a Super Lua, no dia 14 você poderá acompanhar uma transmissão ao vivo do nascer da Super Lua, ver direto de João Pessoa, pelo site da Climatempo e pelas redes sociais. Esta é uma parceria especial da Climatempo com o Ciência e Astronomia. Não perca!
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet