Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Mesma história

Tapumes do VLT vem abaixo e vagões continuam ‘sofrendo’ debaixo de sol e chuva; fotos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Tapumes do VLT vem abaixo e vagões continuam ‘sofrendo’ debaixo de sol e chuva;  fotos
Parte dos tapumes que cercam o Centro de Manutenções do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), localizado em Várzea Grande, vieram abaixo e deixaram o local exposto. A reportagem do Olhar Direto esteve no local nesta segunda-feira (14) e novamente observou que os vagões continuam a sofrer debaixo de sol e chuva.


Leia mais:
Governo desiste de acordo com Consórcio VLT e Justiça definirá futuro do modal
 
Durante a tarde deste segunda-feira, foi possível encontrar os tapumes no chão, possibilitando que qualquer um entre no terreno. Porém, a parte em que ficam os trens continua com a segurança reforçada, já que há grade (baixas) que impedem a entrada de forma fácil. Porém, com o mínimo de esforço, qualquer um consegue acessar o pátio.
 
Ao que tudo indica, a segurança do local foi reforçada pela Consórcio VLT, responsável pelas obras do novo modal. Seguranças fazem rondas constantes pelo pátio, que é monitorado por diversas câmeras. Enquanto a reportagem fazia fotos dos vagões, um dos colaboradores tentou impedir o registro.
 
Enquanto isto, os vagões do VLT continuam sofrendo debaixo de sol e chuva. Em todas as vezes que o caso foi denunciado, o Consórcio respondeu que eles são feitos para durar 30 anos e para sofrer qualquer tipo de intemperes. Porém, acredita-se que esse ‘tempo de uso’ seria com o trem em funcionamento.
 
O governo passado já pagou R$ 1,066 bilhão ao consórcio VLT Cuiabá, do total de R$ 1,477 bilhão pelo qual a obra foi contratada. A divergência entre os valores solicitados pelo consórcio para concluir o VLT e o valor que a atual gestão está disposta a pagar levou o governador a judicializar a questão. Taques já desistiu de entrar em acordo com o consórcio, e aguarda decisão da Justiça Federal.
 
Com base no relatório da consultoria KPMG, o governo estadual ofereceu ao consórcio R$ 191 milhões a mais que o contrato assinado em 2012, que foi de R$ 1,477 bilhão. Ou seja, no total, o VLT sairia por R$ 1,668 bilhão. Para concluir a obra, o consórcio havia solicitado o total de R$ 2,2 bilhões.
 
O novo secretário de Cidades, Wilson Santos, entrará no governo com a missão de concluir o VLT e dar andamento às obras da Copa ainda inacabadas. “Ele tem uma missão especial: precisamos entregar o VLT. Precisamos retomar e concluir essa obra”, afirmou Paulo Taques. Para isso, Wilson quer montar uma equipe com técnicos que atuaram no VLT do Rio de Janeiro. O tucano promete ainda dar atenção aos alagamentos no Viaduto da UFMT. 
 
Projeto
 
O modal terá dois eixos, Aeroporto-CPA e Centro-Coxipó, e será implantado no canteiro central das avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande; XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça, Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, totalizando 22 km de extensão.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet