Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Economia

Chefe da OMC elogia resposta do Brasil perante crise econômica

O diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Pascal Lamy, elogiou nesta segunda-feira na Austrália a mentalidade aberta do Brasil e sua defesa do comércio para encarar a crise econômica mundial.


Durante seu discurso em um fórum de debate privado, Lamy lembrou que há um mês, técnicos do Ministério de Indústria e Comércio brasileiro estabeleceram novas restrições em produtos que compõem 60% da pauta de importação desse país.

A medida foi abolida em 48 horas por ordem do presidente Luis Inácio Lula da Silva, e atribuída por membros do gabinete a um erro de cálculo, pois ia contra ao que Lula defende.
O chefe da OMC disse que também vários governos asiáticos, especialmente Japão e Coreia do Sul, estão atuando bem perante a crise, da mesma forma que Austrália e Nova Zelândia, mas que o Brasil é o país que destaca.

"Se tivéssemos um prêmio para este período, acho que Lula o levaria", disse Lamy.

Por outra parte, o diretor da OMC elogiou o pacote de medidas para reativar a economia adotado pelo novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e ressaltou que para lutar contra a crise econômica é preciso resistir à tentação protecionista.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet