Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Mobilidade Urbana

França deve deixar prefeitura e assumir secretaria-adjunta no governo: “Objetivo é destravar o VLT”

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

França deve deixar prefeitura e assumir secretaria-adjunta no governo: “Objetivo é destravar o VLT”
O secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Thiago França, termina a sua gestão à frente da pasta no dia 31 de dezembro deste ano. Em entrevista exclusiva ao Olhar Direto, ele disse que o provável destino será a Secretaria de Estado Cidades (Secid): “Devo aceitar um convite para a secretaria-adjunta de Mobilidade Urbana, que será criada com o objetivo de destravar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)”.


Leia mais:
Goveno deve criar "secretaria especial" do VLT para dar mais celeridade às obras

“Tenho recebido alguns convites, mas a probabilidade é de ser secretário-adjunto de Mobilidade Urbana, na Secretaria de Estado de Cidades (Secid). O objetivo é cuidar desta política em todo Mato Grosso, existem vários desafios nesta pasta, principalmente o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O governador Pedro Taques (PSDB) e o secretário Wilson Santos (PSDB) querem que a gente dê esta parcela de contribuição para ajudar a desenrolar esta questão”, disse o secretário.
 
Porém, Thiago afirma que a decisão de assumir ou não a pasta deve ser tomada apenas no início do próximo ano: “Por enquanto, estou bastante focado nesta reta final dentro da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Tem a entrega do Parque das Águas, que precisamos planejar bem. Ainda não tive tempo de fechar esta questão de seguir para o governo. Tenho que sentar com o prefeito também, mas a probabilidade é de seguir mesmo para a Secid”.
 
“No município está praticamente descartado ficar. O Emanuel Pinheiro (PMDB) é meu amigo, foi meu professor, torço para que faça uma boa administração. Esta é uma área que eu venho trabalhando há 10 anos. Quero continuar contribuindo voluntariamente. Penso até em abrir uma associação para trabalhar com crianças ou jovens. E também preciso dar uma atenção maior ao meu escritório de advocacia e minha família. Os dois anos da minha filha passaram em um estalar de dedos, a gente tem que fazer alguns sacrifícios”, finalizou.
 
Thiago França esteve durante dois anos à frente da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e fez parte de diversas transformações, a começar pelo nome da pasta que antes se chamava Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). Ele também participou ativamente da instalação de radares na capital mato-grossense e das diversas sinalizações viárias que foram implantadas em Cuiabá. Ele substituiu o ex-secretário Antenor Figueiredo, que deverá retornar ao comando da pasta na administração de Emanuel Pinheiro.

Como já adiantado pelo Olhar Direto, uma ecretaria especial do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve ser criada pelo Governo do Estado para dar celeridade às obras do novo modal. A informação foi repassada pelo diretor de implantação do VLT no Rio de Janeiro, José Picolli Neto, que foi chamado pelo novo secretário de Cidades (Secid), Wilson Santos (PSBD), para trabalhar com sua equipe na retomada do projeto cuiabano.

Questionado sobre qual seria o seu papel dentro da Secretaria de Cidades, Picolli afirmou que ainda não foi definido, mas que “uma secretaria especial do VLT deverá ser criada por aqui para focarmos neste projeto”. Ele ainda acrescenta que o objeto é agilizar o processo de construção para que seja feito em menos tempo. Agora, com o VLT do Rio de Janeiro, teremos mais experiência, não cometeremos os mesmo erros e o planejamento será ainda melhor. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet