Olhar Direto

Quinta-feira, 23 de maio de 2019

Notícias / Política MT

Botelho afirma que vaga no TCE deve ser para Zé Domingos, mas considera legitimo pleito de Maluf

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

08 Fev 2017 - 08:31

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Botelho afirma que vaga no TCE deve ser para Zé Domingos, mas considera legitimo pleito de Maluf
A vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), aberta com a renúncia do então conselheiro Humberto Bosaipo, em dezembro de 2014, deve ser ocupada pelo deputado Zé Domingos Fraga Filho (PSD), após votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 001/2016, que destrava juridicamente o preenchimento das cadeiras na Corte de Contas. Desde então o pleno do TCE vem sendo completado sempre por um conselheiro substituto, sendo titular, atualmente, o conselheiro Moisés Maciel.
 
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), colocou como prioridade a votação da PEC001/2016. “A vaga do [Humberto] Bosaipo vai para o deputado Zé Domingos. Acordo [político] é para ser cumprido. Vamos votar a PEC 001 travada há tempos, nesta casa. Não se trata de pressão do PSD, mas da necessidade de preenchimento da vaga por um [conselheiro] titular”, explicou ele.
 
Leia Mais:
Raio queima painel eletrônico e Botelho decide colocar em votação contas da gestão Taques na quarta-feira

Mesmo existindo o acordo pró indicação de Zé Domingos, ele considera legitima a manifestação dos deputados estaduais Guilherme Maluf (PSDB), atual primeiro secretário da Mesa Diretora; e Sebastião Resende (PSD).  “Sem dúvida, Maluf pode colocar o sue nome, assim como o deputado Sebastião Resende também pode. Postos os nomes, vamos colocar em votação e o plenário decide”, avaliou o presidente do Poder Legisaltivo.
 
Eduardo Botelho não quis deliberar sobre a vaga a ser aberta na Corte de Contas, em janeiro de 2018, com a aposentadoria anunciada pelo conselheiro Antônio Joaquim Neto, atual presidente do TCE, anunciada para dezembro deste ano. “Não sei como será o procedimento. Ainda não abriu [a vaga], há apenas uma cadeira em aberto. Não se sabe se é para indicação da Assembléia Legislativa ou não. Vai depender de análise jurídica”, resumiu Botelho.
 
Pouco antes da entrevista do presidente da Assembléia, Zé Domingos havia concedido entrevista manifestado sua confiança “de que seja cumprido o compromisso político, firmado no Palácio Paiaguás”, com as bênçãos do governador José Pedro Taques (PSDB) e do vice-governador Carlos Favaro (PSD). Zé Domingos foi três vezes prefeito de Sorriso e está no terceiro mandato de deputado estadual.
 

11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Hildebrando Correa da Costa
    08 Fev 2017 às 15:43

    AO JJOSÉ : NÃO TEM QUE TER CONSELHEIRO- É UMA CONTADORIA GERAL- TEM QUE TER TÉCNICOS DE CARREIRA E NÃO POLÍTICOS. QUANTO AO SEU PATRÃO ZÉ DOMINGOS, CONCORDO COM VOCÊ: REALMENTE ELE PARTICIPOU E AINDA PARTICIPA DE TODAS AS COMISSÕES. DE COMISSÕES ELE ENTENDE MUITO. VIXE !

  • El Cid
    08 Fev 2017 às 13:08

    O teor da fala do deputado presidente da AL já expressa a falta de ética e responsabilidade pela coisa pública!

  • J.JOSÉ
    08 Fev 2017 às 13:07

    Naturalmente essa vaga é do Zé Domingos, ele pelo menos entende de administração e participou ativamente de todas comissões permanentes da AL-MT.

  • Ziraldo
    08 Fev 2017 às 12:35

    Uma vergonha indicar Zé domingos pro tribunal de contas....será que um dia essa mamata n vai acabar....pq vcs não fazem um concurso pra indicar quem dece ser o futuro conselheiro,aí seria justo

  • jorge simoes mathias
    08 Fev 2017 às 12:28

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Ricardo
    08 Fev 2017 às 10:57

    O dia que o Brasil for uma país sério, nenhum político assumirá cargo de conselheiro no TCE, e se assim o desejar que estude como qualquer outro brasileiro e faça concurso para a vaga de conselheiro...

  • DOUCLAIRT VIELMOUNT
    08 Fev 2017 às 10:53

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • jose pedro dos santos
    08 Fev 2017 às 10:44

    Vergonha desses politicos, querem se acomodar pro resto da vida, tribunal tinha q ser pra concursados, nunca poderia ser pra politicos.

  • JEFERSON MATOS
    08 Fev 2017 às 10:17

    TCE não é abrigo de político carreirista. Se querem ocupar cadeira de conselheiro do TCE, façam concurso.#FORAPARASITASPOLÍTICOS

  • TOTONHO PICANÇO
    08 Fev 2017 às 09:51

    QUEREMOS TRIBUNAIS DE CONTAS DOS ESTADOS E DA UNIÃO LIMPOS, CRISTALINOS, EFICIENTES E PROBOS, FORMADOS PELOS EXCELENTES CORPOS TÉCNICOS QUE TEM E LIVRE DESSES TAIS CONSELHEIROS E SUA FARTA COMERCIALIZAÇÃO DE VAGAS. OS TAIS "CONSELHEIROS" DESSES TRIBUNAIS DE CONTAS, TANDO DOS ESTADOS QUANTO DA UNIÃO, SÃO UMA ABERRAÇÃO, UMA EXCRECÊNCIA . A FUNÇÃO MAIOR DESTES TRIBUNAIS DE CONTAS É EXATAMENTE FISCALIZAR E MORALIZAR AS CONDUTAS DESTES TAIS POLÍTICOS, E É POR ISSO QUE OS TRIBUNAIS TEM EM SEUS QUADROS OS MELHORES TÉCNICOS. SE NÃO EXISTISSEM AS FIGURAS DEPLORÁVEIS DOS TAIS CONSELHEIROS, ESSES TRIBUNAIS ESTARIAM NO MAIS ALTO NÍVEL DE ACEITAÇÃO E RESPEITO POR PARTE DOS CIDADÃOS OS TRIBUNAIS DE CONTAS SÃO AS ÚNICAS INSTITUIÇÕES QUE NÓS, CIDADÃOS COMUNS,TEMOS PARA NOS DEFENDER DO MAIOR E MAIS PERIGOSO INIMIGO PÚBLICO : OS POLÍTICOS.

Sitevip Internet