Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Tem que acreditar

Secretário afirma que governo tem todas condições para terminar VLT e diz ser possível expansão de linhas

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Secretário afirma que governo tem todas condições para terminar VLT e diz ser possível expansão de linhas
O secretário adjunto do VLT, José Picolli, garantiu – durante entrevista exclusiva ao Olhar Direto – que o governo tem todas as condições para terminar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Picolli, que foi diretor de implantação do modal carioca, ainda ressaltou ser possível expandir as linhas existentes, se necessário.


Leia mais:
Obras do VLT no Coxipó serão realizadas à noite e secretário estima criação de dois mil empregos
 
“As pessoas tem que acreditar no VLT. A intenção do governador Pedro Taques (PSDB) é finalizar esta obra. Temos todo o equipamento aqui e nós temos condições. Conseguimos acordo com o consórcio construtor, o dinheiro para tocar os trabalhos. Vai ser o mais barato do país”, garante.
 
Picolli ainda adianta que Cuiabá será uma das poucas cidades do mundo a ter o modal: “No mundo, existem 383 cidades com o VLT. Vamos colocar Cuiabá neste hall. No país, entre grandes e médias cidades, são 72 com o mesmo sistema. Isso vai crescer ainda mais. Com o VLT, você diminui o número de ônibus circulando, melhorando o trânsito. Aqui em Cuiabá, os ônibus deveriam todos ter ar condicionado. Não tem nem o piso rebaixado”.
 
“Depois de finalizado, existe também a possibilidade de expandir as linhas do VLT. A vantagem é que o trem é silencioso, gasta energia limpa, não polui, tem um conforto muito maior para a população. Acredito que a população vai aderir muito bem ao VLT”, avalia o secretário. Ele ainda acredita que os trens sairão lotados apenas nos horários de picos e dos terminais de Várzea Grande ou Coxipó: “O VLT é um negócio antigo, mas que está modernizado. O Rio de Janeiro chegou a ter mais de 400 quilômetros de linha de bonde”.
 
Projeto
 
O modal terá dois eixos, Aeroporto-CPA e Centro-Coxipó, e será implantado no canteiro central das avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande; XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça, Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, totalizando 22 km de extensão.
 
Análise e acordo
 
O Ministério Público Estadual (MPE) iniciou a análise do acordo firmado entre o Governo do Estado e o consórcio responsável pela retomada das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). O documento foi entregue no último dia 31, pelo governador do Estado, Pedro Taques, e sua equipe, ao promotor de Justiça André Luis de Almeida, do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa da Capital.
 
O Estado acordou em pagar R$ 922 milhões para a conclusão integral da implantação do modal. A previsão é de as obras sejam concluídas em 24 meses.
 
No acordo firmado entre o Governo e Consórcio, a primeira etapa da obra será finalizada em março de 2018 e compreende o trecho entre o aeroporto de Várzea Grande até a estação do Porto, em Cuiabá.
 
Até dezembro de 2018 deverá entrar em funcionado todo o trecho da linha 1, num total de 15 quilômetros, entre o aeroporto de Várzea Grande e o Terminal do Comando Geral, na Capital. Já a linha 2, que compreende o trecho de 7,2 km entre a avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) e o Parque Ohara, no Coxipó, será entregue até maio de 2019.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet