Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

fRAUDES no PAC

Wilson abre sindicância contra servidora e procurador

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), determinou a abertura de uma sindicância interna para apurar as supostas fraudes em licitações nas obras do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) da capital, como também para verificar as denúncias que envolvem o procurador geral do município, José Antônio Rosa, e a presidente da comissão de licitação da Sanecap, Ana Virgínia de Carvalho, presos na Operação Pacenas da Polícia Federal.


O prefeito quer saber quais eram os verdadeiros procedimentos realizados e que envolvem a Sanecap, quando conduzidos por José Rosa, que é ex-presidente do órgão e trabalha junto à administração municipal.

Em entrevista à imprensa na manhã desta quinta-feira, o prefeito foi questionado sobre a possibilidade de demitir o procurador. No entanto, Santos preferiu responder que a situação será “resolvida o mais rápido do que se pensa”.

O delegado da PF, Márcio Carvalho, afirma que o procurador teve papel decisivo no direcionamento de licitações, sendo considerado interlocutor do suposto esquema de fraudes.

Decisão

O advogado do procurador, Ulisses Rabaneda, aguarda a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) do habeas corpus impetrado logo após a prisão. Conforme informações, o desembargador federal Cândido Ribeiro deverá fazer a análise e julgar a ação entre esta sexta-feira (14) e sábado (15).

Situação

As fraudes em licitações detectadas pela Polícia Federal através da operação levaram à prisão 11 pessoas, entre empresários, políticos e servidores públicos. A situação vem sendo investigada pela Polícia Federal desde 2007 a partir das constatações do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU), que apontaram direcionamento dos processos para beneficiar principalmente empresas de Cuiabá.

Ao todo, Cuiabá receberá R$ 240 milhões para obras de infraestrutura e saneamento. Com os recursos suspensos pelo próprio prefeito, empreiteiras responsáveis pelo PAC em Cuiabá suspenderam todos os serviços em seis dos sete lotes das obras. Wilson Santos já admitiu a possibilidade de cancelar todos os contratos e refazer novas licitações.

Ao todo, Cuiabá receberá R$ 240 milhões para obras de infraestrutura e saneamento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet