Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Educação

Bancada tentará ampliar número de leitos do ''Júlio Müller''

O projeto arquitetônico do novo Hospital Universitário Júlio Müller foi apresentado para a bancada federal durante uma reunião na reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Dos 11 representantes de Mato Grosso, apenas cinco foram até a Reitoria da UFMT conhecer o projeto,que prevê inicialmente o oferecimento de 250 vagas hospitalrtes.


O deputado federal Pedro Henry (PP) quer ousar e ampliar o número de leitos. O parlamentar acredita que com a vinda Copa do Mundo para Cuiabá será mais fácil conseguir recursos para a construção do hospital e por isso é preciso pensar em ousar no projeto definitivo. “Depois que enviar o projeto para o Ministério da Saúde e for aprovado é mais difícil ser mudado. Por isso é importante pensar nisso antes”, declarou durante entrevista ao Olhar Direto.

No entanto, a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavelli, informou que a princípio continuará com o projeto de 250 leitos. Ela explica que a ampliação resultaria na necessidade de aumentar a equipe de funcionários e de serviços, o que poderia atrasar o andamento do plano. “Neste momento vamos trabalhar com o acordado com os deputados de R$ 84 milhões para a parte física e quando abrir a possibilidade de ampliar, estudaremos a necessidade”, afirmou.

O senador Jayme Campos (DEM) compartilha da opinião da reitora e argumenta que é preciso trabalhar com a atual realidade. “Constrói o prédio com 250 leitos, porém com uma estrutura que possa ser ampliada posteriormente”, explicou.

A primeira parcela de recursos para a construção, no valor de R$ 14 milhões, já foi liberada e a obra deverá ir para licitação no próximo mês. O recurso foi destinado por emenda apresentada pelo deputado Carlos Abicalil, que solicitou a inclusão do projeto no Plano Plurianual (PPA 2007-2011), no âmbito do programa Brasil Universitário do Governo Federal.

O novo prédio será construído no Campus II de Cuiabá, uma área de 123 hectares localizada no quilômetro 12 da rodovia Palmiro Paes de Barros (Cuiabá-Santo Antônio do Leverger), cedida pela União e Governo do Estado. O complexo hospitalar terá 35 mil metros quadrados, sendo que o bloco de internação terá nove pavimentos e capacidade para 250 leitos. Desses, 50 serão das UTIs adulto, neo-natal e pediátrica. O bloco ambulatórios abrigará cem consultórios. 

Estiveram presentes na reunião os deputados federal, Carlos Abicalil (PT), Eliene Lima (PP) e Carlos Bezerra (PMDB), além da ex-vereadora Enelinda Scardua e o secretário de Saúde do Estado, Agostinho Moro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet