Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Educação

Responsabilidade Social

Encontro estadual do maior programa social do Sistema Sicredi acontece nesta semana

Foto: Reprodução

Encontro estadual do maior programa social do Sistema Sicredi acontece nesta semana
Cada um tem a responsabilidade de tornar o mundo um pouco melhor do que encontrou. É com base nessa premissa que a Sicredi realiza o programa “A União Faz a Vida”, com o propósito de contribuir com a formação de crianças e adolescentes através do incentivo a atitudes e princípios que valorizem a cooperação e cidadania. Para comemorar os 22 anos do programa em 2017, será realizado um encontro estadual em Cuiabá, no hotel Gran Odara, nos dias 28 e 29 de julho.


Leia também:
Sicredi tem taxas menores para o parcelamento do rotativo

No estado, o programa é desenvolvido por 8 cooperativas e atende 23 municípios, além de mais três estarem articulando a implantação do programa. São atendidos cerca de 70 mil crianças e adolescentes, com o suporte de 3.743 em 221 escolas, que realizam ao todo 2.196 projetos.

A 6ª edição do Encontro Estadual do programa irá reunir os colaboradores para marcar e celebrar mais um ano de diversos projetos. O evento terá a temática “Um espetáculo de Programa”, que pretende mostrar cada agente é uma peça que colabora para que o programa “A União Faz a Vida” seja uma grande rede de cooperação e cidadania, por meio da educação. Durante o encontro será abordado diversos temas, dentre eles, gestão escolar democrática, transformar o mundo...brincando e acontece em todo lugar.

Quem abre o evento na noite de quarta é Max Gehringer, administrador de empresas, comentarista do programa Fantástico e autor de diversos livros como "Emprego de A a Z" e "Aprenda a Ser Chefe", com a palestra "Gerenciamento de Mudanças – Educação & Carreira". Será realizado também uma homenagem aos secretários de Educação e facilitadores, que receberão um troféu com um grande símbolo da cultura regional, a viola de cocho.

Já na quinta, com um público estimado de mais de 500 convidados, serão realizada diversas palestras ao longo do dia, com vários profissionais renomados na educação brasileira, uma oportunidade de aprendizado e trocas de boas práticas entre os participantes, para fomentar ainda mais a cooperação entre as instituições de ensino. E para encerrar o evento, ocorrerá uma apresentação do grupo musical Alma de Gato.

Segundo o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Carlos Spenthof, essa é a maior iniciativa de responsabilidade social, gera resultados cada vez melhores. "Mas, os resultados de nossos esforços não estão só nos números. Está também no protagonismo de cada jovem que entende seu papel na sociedade e cresce consciente de seu valor e de suas capacidades". Os reflexos disso são sentidos no dia a dia da sociedade, que ganha cidadãos conscientes e preparados para fazer a diferença. "Entre os resultados estão também a oportunidade de esses jovens atuarem de forma mais igualitária no mercado de trabalho, transformando para melhor os seus destinos". completa Spenthof.

Contribuir para a construção de um mundo melhor através da educação cooperativa é uma constante preocupação da Sicredi, segundo Cristiane Nogueira do Amaral, gerente da Fundação Sicredi. "Entendemos que a educação, um dos princípios universais do cooperativismo, é uma maneira eficiente de promovermos a cooperação, a cidadania e uma postura empreendedora entre crianças e jovens. Para colocar este objetivo em prática, o Sicredi desenvolveu, há 22 anos, o Programa A União Faz a Vida, que estimula o protagonismo dos estudantes por meio de projetos cooperativos, e investir em educação é investir no desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos.”

Segue programação abaixo:

Dia 28

19h30 – Abertura do evento com a apresentação de "O Menestrel (William Shakespeare", pelo professor Mauro Gonçalves da Silva, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).
20h - A homenagem das cooperativas aos secretários municipais de Educação e facilitadores.
20h30 - Palestra "Gerenciamento de Mudanças – Educação & Carreira", por Max Gehringer, administrador de empresas, comentarista do programa Fantástico da Rede Globo e da Rádio CBN. Autor de vários livros como "Comédia Corporativa", "Emprego de A a Z" e "Aprenda a Ser Chefe".
21h30 - Encerramento

Dia 29

8h – Abertura do evento
8h20 - Apresentação de "O Menestrel (William Shakespeare", pelo professor Mauro Gonçalves da Silva, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).
8h30 – Palestra "Gestão Escolar Democrática", por Vitor Paro, professor titular "Colaborador sênior" da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde exerce a docência, a pesquisa e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae). Foi administrador sênior da Fundação Carlos Chagas e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É autor de vários livros como "Administração Escolar: Introdução Crítica", "Gestão Democrática da Escola Pública", "Por Dentro da Escola Pública", "Educação Como Exercício do Poder", "Crítica da Estrutura da Escola" e "Diretor Escolar: Educador ou Gerente?".

10h – Intervalo

10h20 – Painel "Um Espetáculo de Boas Práticas", tendo como mediadora Cristiane de Oliveira Biscaíno. Participarão do painel a coordenadora local do Programa a União Faz a Vida, Simone Pereira Borges; além da secretária municipal de Educação de Itanhangá, Suzana Bess; da diretora Vanilza Franco Pickler e do professor Sérgio Roberto Lima de Oliveira.

12h – intervalo para almoço

13h30 – Palestra "Transformar o Mundo...Brincando", por Edgard Gouveia Júnior, arquiteto e urbanista, pós-graduado em Jogos Cooperativos. Dedica sua vida a mobilizar pessoas para que coloque a mão na massa com o objetivo de transformar o mundo num lugar melhor. É palestrante em diversos TEDX e consultor internacional na Europa, América do Norte e Ásia, onde aplica tecnologias sociais como World Café, Open Space, Danças Circulares, Comunicação não Violenta e Jogo Oásis.

15h – Intervalo

15h20 – Palestra "Acontece em Todo Lugar", por Sebastião Rocha, idealizador e diretor-presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), criado em 1984, em Belo Horizonte (MG). Também é idealizador e diretor-presidente do Banco de Êxitos S/A – Solidariedade e Autonomia – criado em 2003, também na capital mineira.
17h – Apresentação musical do grupo Alma de Gato
17h30 - Encerramento
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet