Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de maio de 2020

Notícias / Política MT

Wilson Santos diz que há interessados nos trens do VLT e questiona se vagões pertencem ao Estado

Da Redação - Wesley Santiago

15 Ago 2017 - 09:32

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Wilson Santos diz que há interessados nos trens do VLT e questiona se vagões pertencem ao Estado
O secretário de Cidades (Secid), Wilson Santos (PSDB), disse que já existem diversos interessados na compra das composições do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), caso o governador Pedro Taques (PSDB) decida vendê-las e não dar seguimento às obras. Porém, o gestor da pasta ainda levantou um questionamento: “Esses vagões são do Estado?”. Isso porque eles ainda não teriam sido entregues pelo Consórcio VLT, já que dependem de alguns pontos que constam do contrato.

Leia mais:
Governo de MT aguarda fim de investigações, mas admite nova licitação para o VLT e pode fazer consulta popular
 
“O primeiro ponto que temos de ver é: esses vagões são do Estado? Há uma interrogação quanto a isto. Porque eles ainda não foram entregues oficialmente ao governo. O contrato diz que ainda precisa realizar testes e outras coisas mais. Mas continuo a dizer que eu sou defensor da retomada das obras do VLT”, explicou Wilson Santos, em entrevista à Capital FM na última semana.
 
Wilson ainda acrescenta que não é possível abandonar uma obra que custou mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos e que a continuação é necessária. “Por que eu insisti tanto? Porque o juiz titular da ação, desde novembro, vem sinalizando que o caminho mais barato e seguro é o acordo”.
 
O secretário de cidades ainda garantiu que “existem várias capitais pensando [em ter um VLT], houve a consulta de um grupo alemão interessando. Porém, se vender [os vagões], será com depreciação de três anos, o Estado terá prejuízo. Não será o mesmo que pagamos. Por isso defendemos tanto a continuidade”.
 
Propina
 
Wilson Santos ainda comentou sobre a ‘Operação Descarrilho’, deflagrada na última semana e que denunciou o pagamento de propina do Consórcio VLT ao ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e outros membros do seu staff. “Nós recebemos a informação de que o pagamento de propina aconteceu”.
 
“Nós sentamos frente a frente com os diretores do consórcio e perguntamos se houve o pagamento de propina, olhando nos olhos. Eles negaram e disseram que isto não havia acontecido. Falaram: ‘fiquem tranquilos, nunca pagamos propina para Silval e nem ninguém’. Nós fomos levados a conversação”, acrescentou o tucano.
 
Operação Descarilho
 
As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em vias de serem retomadas com a proximidade de acordo entre Consórcio e Governo, voltaram às páginas policiais na manhã do dia 9 deste mês, com a operação Descarrilho, deflagrada pela Polícia Federal, na qual são apuradas possíveis irregularidades na escolha do modal para operar na região metropolitana de Cuiabá. Entre os alvos da operação está o ex-secretário da Secopa Maurício Guimarães, conduzido coercitivamente.
 
A ação apura os crimes de fraude a procedimento licitatório, associação criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de capitais, em tese ocorridos durante a escolha do modal VLT e sua execução na Capital de Mato Grosso.
 
Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, sendo 10 em Cuiabá (MT), um em Várzea Grande (MT), um em Belo Horizonte (MG), um no Rio de Janeiro (RJ), um em Petrópolis (RJ), dois em São Paulo (SP) e dois em Curitiba (PR).

9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Carlos Nunes
    15 Ago 2017 às 12:51

    Segundo tio Silval...VLT foi só uma forma de passarem a mão no dinheiro da propina. Esse negócio rende muito dinheiro, empréstimos bilionários, verbas graúdas...Dá medo, dá pavor, deixarem abrir Cuiabá de ponta a ponta (do Porto ao CPA, do Centro ao Coxipó)...aí o dinheiro sumir. Vote! Quem foi mordido por cobra, tem medo até de linguiça. A gente foi tapeado numa pegadinha do Silval...cair numa segunda pegadinha não dá...aí seria otário duas vezes.

  • Contribuinte
    15 Ago 2017 às 11:44

    Não tem 10 milhões para os hospitais filantrópicos, mas quer gastar mais 1 bilhão nessa obra faraônica! Falta gestão!

  • JOAO
    15 Ago 2017 às 11:39

    GENTE, VAMOS FALAR SÉRIO, JÁ DEU! CUIABÁ NAO TEM DEMANDA PARA VLT, NÓS FOMOS ENGANADOS PELA TURMA DO SILVAL E RIVA, ENTAO VAMOS PARAR DE SOFRER. VENDE OS TRILHOS VENDE OS VAGOES, ARRUMAM AS VIAS, ABRAM MAIS FAIXAS, OU FAÇAM O BRT. MAS DAR CONTINUIDADE EM VLT PRA ANDAR 22 KM APENAS É PRA ACABA!

  • Wania
    15 Ago 2017 às 11:09

    EU! EU! eu quero um vagão desses, quero montar um fúditrúqui e vender baguncinhas. Pago á vista, dou cenzão num vagão. Cem real.

  • So jesus na causa
    15 Ago 2017 às 10:44

    Secretário Wilson antes de qualquer decisão verifica o que é o brt..sao dois onibus grudado um no outro e continua a mesma ta...Brasília tem e um bosta...lata velha grudado ....acorda...VlT tem q terminar...o meio ambiente agradece...

  • joaoderondonopolis
    15 Ago 2017 às 10:31

    Vende logo estes vagões, e põe o dinheiro na saúde, só assim o governo mostra menos incompetente.

  • Gilson
    15 Ago 2017 às 10:21

    Wilson esconde do povo q se essa obra nascida para surrupiar o nosso sofrido DINHEIRO,ê uma obra fruto da corrupção e q caso seja retomada,vai para sempre ser deficitária,parem com essa loucura,os nossos bolsos não vão aguentar essa bomba ,vendam td e façam o BRT,mais barato e dentro da nossa realidade

  • Augusto
    15 Ago 2017 às 09:55

    Nunca vi.Eitaaa povinho que gosta de vender as coisas,não dão conta,então a solução que eles sempre fazem é vender,quando teremos governantes de verdade nessa terra???

  • Augusto
    15 Ago 2017 às 09:55

    Nunca vi.Eitaaa povinho que gosta de vender as coisas,não dão conta,então a solução que eles sempre fazem é vender,quando teremos governantes de verdade nessa terra???

Sitevip Internet