Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

Exatas

Segundo domingo do Enem é marcado pela expectativa dos candidatos, grupo de orações e trânsito intenso

12 Nov 2017 - 11:01

Da Redação - Patrícia Neves/André Garcia Santana

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Segundo domingo do Enem é marcado pela expectativa dos candidatos, grupo de orações e trânsito intenso
Neste domingo, 12, segunda data de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi marcado pela expectativa  e, também, pela pressa em conseguir realizar as provas na Universidade de Cuiabá (Unic), em Cuiabá, um dos principais polos de realização das provas que versam sobre ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.


Leia Mais:
Em MT, 44,4 mil pessoas deixaram de fazer o Enem no primeiro dia

O Enem - em seu primeiro dia de provas - contou com a participação de 64,80% dos inscritos. Ao todo, 44.428 pessoas desistiram de realizar a prova no último dia 05 de novembro. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Este é o primeiro ano em que o Enem é realizado em dois domingos consecutivos. Até o ano passado, as provas eram realizadas em um único fim de semana, sábado e domingo. A primeira prova, de redação, linguagens e ciências humanas, foi realizada no último domingo (5).

Professores das disciplinas que serão cobradas hoje apostam que a prova deve seguir a tendência dos últimos três anos, de ser um exame com mais cobrança de conteúdo e menos interpretativo.

Atualizações:

         Rogério Florentino Pereira

 
12h13 - Veja vídeo da candidata se jogando no chão para conseguir entrar no local da prova. 

12h04 - Sem alternativa frente ao fechamento do portão, uma das candidatas a vagas em universidades chegou a literalmente, se jogar no chão, para conseguir ter acesso ao pátio que a levará a sala de provas. 

12h - Grupos de jovens realizam intervenções pela avenida Beira-Rio munidos com cartazes e frases de apoio para quem vai realizar o exame. Além dos coletivos ligados à igrejas evangélicas, as meninas do Clichês na Rua, também compareceram à entrada da Universidade. A proposta, segundo elas, é transmitir positividade por meio das palavras. 


11h55 - Ricardo Pereira da Silva, economista, faz parte da Aliança Biblíca Universitária (ABU) que está presente neste domingo e oferta orações, além de suporte logístico para alunos do interior do Estado. "A gente teve a ideia de vir para cá diante do nervosismo da prova. Estamos trabalhando nisso".

11h50 - Também chama a atenção a quantidade de vendedores ambulantes na região. Aproveitando o cenário de grande público, boa parte dos comerciantes investiu alto para poder obter renda extra nesse período. 

11h48 - Ainda é grande o fluxo de pessoa chegando ao local. O trânsito, apesar de intenso, é bem organizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana.



11h40 -
Maria Sofia, de 16 anos, já está matriculada na Unemat, mas sonha emingressar no curso de Direito daUFMT  "Eu gostei mais desse formato. Menos cansativo"., declarou ao ser questionada sobre o novo formato da prova. Essa é a terceiraz vez que a jovem realiza as provas e diz que não tem macete. "Só estudei mesmo", disse apressada.

11h26 - Pela terceira vez, o corretor de imóveis Antônio Mano, de 57, realiza o exame. "Eu quero fazer história e esse é meu objetivo. Já estou tranquilo". Ele acredita ainda que foi bem na semana passada, data de realização da primeira fase do Exame. 

11h20 -Para ajudar a galera que em instantes irá realizar as provas, um grupo de jovens da Igreja Batista Igreja Batista Nacional do Cristo Rei, em Várzea Grande,foi até o local para oferecer oração aos candidatos. A ideia deu certo. 

As imagens são do repórter fotográfico Rogério Florentino Pereira/OD
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet