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Selo fortalece a confiança dos clientes do Hospital Jardim Cuiabá

Da Redação - Patrícia Neves

03 Mar 2018 - 08:21

Foto: Divulgação

Selo fortalece a confiança dos clientes do Hospital Jardim Cuiabá
“O sucesso da implantação e monitoramento da Acreditação na instituição esteve diretamente relacionado ao envolvimento da alta gestão, do mapeamento dos processos e de práticas gerenciais inovadoras e participativas”, diz Anne Françoize Administradora Hospitalar.

A busca pela certificação para as instituições de saúde garante a educação permanente dos profissionais e consequentemente resulta na satisfação dos clientes e colaboradores.

Segundo Fares Hamed Abouzeid Fares, diretor-presidente do Hospital Jardim Cuiabá, a conquista do selo de instituição acreditada, fortalece a confiança dos clientes em nossos serviços prestados, por meio de práticas assistenciais seguras e de serviços prestados com qualidade, uma vez que um hospital acreditado indica a efetivação dos serviços prestados através da padronização dos processos, a fim de minimizar riscos e evitar que ocorra dano ao paciente.

Para a conquista do selo, os principais desafios enfrentados estão relacionados à incorporação da cultura da qualidade por parte dos profissionais envolvidos, visto que há muitas quebras de paradigmas quando um novo processo de trabalho se instala na instituição, exigindo mudança cultural, e alteração de atitude e comportamental da equipe multidisciplinar.

É notório que o sucesso da implantação e monitoramento da Acreditação na instituição esteve diretamente relacionado ao envolvimento da alta gestão, do mapeamento e da formalização dos processos e de práticas gerenciais inovadoras e participativas, nas quais os nossos gestores trabalharam incessantemente visando melhorias contínuas e manutenção das ações bem-sucedidas, diz Fares.

Após a implantação dos novos processos e do envolvimento dos profissionais com a administração, foram identificados alguns benefícios, dentre eles: a segurança para os pacientes e profissionais; a qualidade da assistência prestada; a capacitação e a educação permanente dos profissionais; o fortalecimento do trabalho em equipe; a melhoria contínua dos nossos processos; a otimização dos processos do trabalho; e a redução de custos, ressalta a Administradora Hospitalar.

Portanto, como consequências desse processo, após a Instituição Jardim Cuiabá ser/estar “Acreditada”, tornaram-se rotinas: a adoção de boas práticas da qualidade em serviços da saúde - o que proporcionou um aumento da produtividade -, maior satisfação do paciente e agregação de valor à instituição.

Para manter as mudanças e melhorias após esta acreditação, considerando todo o mapeamento e a formalização das rotinas da instituição, a Administradora Hospitalar da instituição, Anne Françoize, junto aos seus gestores, monitoriza os processos mensalmente, por meio de indicadores que são analisados criticamente e que evoluem mediante as proposições de melhorias.

OUTRAS ACREDITAÇÕES

O diretor-presidente do Hospital Jardim Cuiabá salienta que, além da Acreditação ONA Nível I, a instituição possui três certificações relacionadas ao processo assistencial, sendo elas:

· Melhores Práticas Relacionadas à Qualidade Assegurada no Preparo de Pele e Normotermia – certificado na categoria Diamond, em 2017, e certificados na categoria Black Diamond, em 2018;

· Melhores Práticas Relacionadas à Qualidade Assegurada de Limpeza e Esterilização – certificados na categoria Black Diamond, em 2017, e recertificados em 2018;

· Melhores Práticas Relacionadas à Qualidade Assegurada de Fixação Segura de Catéteres – certificado na categoria Diamond, em 2016, e recertificado em 2017;

· Em 2017, obtenção da certificação de Instituição Modelo de Excelência e Gestão da organização Latin American Quality Institute (LAQI).

Fares relata que, no momento, o Hospital está em busca da certificação de Melhores Práticas relacionadas à Qualidade Assegurada de Prevenção de Lesão de Pele – Categoria Diamond, sendo o único Hospital do Estado de Mato Grosso a pleitear esta certificação.
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