Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Educação

em Cuiabá

Diretor de escola estadual protesta e pede doações de livros paradidáticos

Foto: Reprodução

Diretor de escola estadual protesta e pede doações de livros paradidáticos
O diretor do Colégio estadual Professor Ulisses Cuiabano, Dimas Antônio, chamou atenção na última semana pelos protestos silenciosos que realizou pela capital, pedindo a doação de livros paradidáticos para um projeto de leitura. Sentado e com um cavalete pedindo ajuda a seu lado, ele passou por shoppings, pela Assembleia Legislativa e pelo aeroporto Marechal Rondon.


Leia também:
MEC suspende criação de novos cursos de medicina e redefine formação médica

No cavalete, as seguintes palavras: “Sou Dimas Antônio, diretor da Escola Estadual Professor Ulisses Cuiabano. Estamos precisando de doações de livros paradidáticos para um projeto de leitura. A escola não tem dinheiro para comprar. Nos ajudem se puderem! Obrigado”.

Dentre os livros solicitados pelo diretor, estão obras para o 9º ano, como ‘Poesia Completa’, de Alberto Caeiro, ‘Feliz Ano Velho’, de Marcelo Rubens Paiva e ‘Histórias Extraordinárias’, de Edgar Allan Poe. Para o 8º ano, outras obras, como ‘Frankstein’, de Mary Shelley e ‘O Diário de Anne Frank’, de Anne Frank. Por fim, para o 7º ano, pede ‘A volta ao mundo em 80 dias’, de Julio Verne, ‘Crônicas para gostar de ler’, de Carlos Drummond de Andrade, dentre outros.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a falta de livros se dá porque, desde 2014, “o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) não envia livros paradidáticos, que são obras adotadas de forma paralela aos materiais convencionais, para Mato Grosso, apesar das requisições e pedidos da Secretaria”.

Por meio de nota, a secretaria ainda reiterou que não há nenhum problema com os livros didáticos, ou seja, das disciplinas obrigatórias. Leia a íntegra:

Sobre livros paradidáticos a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) informa que:

1 – Desde de 2014, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) não envia livros paradidáticos, que são obras adotadas de forma paralela aos materiais convencionais, para Mato Grosso, apesar das requisições e pedidos da Secretaria;

2 – A Seduc continua o intenso processo de negociação com o Ministério da Educação (MEC) para que o Programa seja retomado;

3 – Reitera que não existe nenhum problema com os livros didáticos, ou seja, das disciplinas obrigatórias, e esses têm sido encaminhados normalmente para as unidades escolares;

4 – As escolas de Mato Grosso possuem gestão autônoma e liberdade para realização captação de recursos e materiais para seus alunos.


Para doar qualquer livro ou ajudar de alguma forma, entre em contato pelo: (65) 99925-5423.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet