Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Concorrido

Presidente do Crea comenta mercado de trabalho e afirma que “faltam bons engenheiros”

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Presidente do Crea comenta mercado de trabalho e afirma que “faltam bons engenheiros”
Há vagas, mas apenas para bons profissionais. Esta é a avaliação do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea/MT), engenheiro agrônomo João Pedro Valente. O novo gestor comentou sobre o concorrido mercado de trabalho e afirmou que é preciso gostar do que faz: “Temos inúmeras atribuições, muito com o que mexer”. Ele assumiu recentemente o comando do órgão, com o objetivo de resgatar a missão institucional.


Leia mais:
Crea irá fiscalizar exercício ilegal de profissões em cinco municípios em Mato Grosso
 
Sobre os concorridos cursos de engenharia, João Valente explica que “o mercado de trabalho existe, mas para os bons, os que se atualizam. Tem muito a ver com a dedicação do profissional. Tenho um irmão que é advogado, mas nunca trabalhou com isto. É preciso gostar do que você faz. A engenharia está em tudo: luz, planta. É preciso ter afinidade e buscar espaço”,
 
“Nós temos muitas atribuições. Podemos mexer com alimentos, sociologia, engenharia, parte biológica, fitotécnica, cooperativismo financeiro, trade, são inúmeras possibilidades. Uma das brigas de conselhos são essas reservas de mercado, o que eu acho ruim. Todo mundo que é bom, tem procura”, completou o engenheiro agrônomo, em entrevista ao Olhar Direto.
 
João Valente ainda comparou a engenharia com medicina: “Nunca fui ao médico e perguntei em que faculdade ele se formou ou pedi recomendações por instituições. Quando quero encontrar um profissional, pergunto se alguém conhece um que é bom em tal especialidade. Não adianta querer abraçar o mundo com as pernas. Todo jovem que fizer o curso, se manter atualizado, vai conseguir seu espaço. Faltam engenheiros, mas dos bons”, finalizou.
 
João Pedro Valente é técnico em agropecuária formado pela Universidade de Franca e Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Valente também possui Mestrado e Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
 
O agrônomo possui diversas experiências profissionais, dentre elas a atuação como professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT); professor colaborador da Unesp de Jaboticabal estado de São Paulo; além de discente da Faculdade de Agronomia e de Medicina Veterinária da UFMT. Atuou como Engenheiro Agrônomo da UFMT e também Diretor Financeiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). João Valente passou por todos os níveis e classes da carreira, desde 2016 é professor titular aposentado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet