Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

com greve

Prefeitura consegue liberação de combustível para atender transporte coletivo até terça

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Prefeitura consegue liberação de combustível para atender transporte coletivo até terça
A Prefeitura de Cuiabá conseguiu na manhã desta sexta-feira (25), a liberação de cargas de combustíveis para atender as empresas de transporte coletivo. Devido à paralisação nacional dos caminhoneiros, os ônibus estão operando com horário normal, mas com frota reduzida de 50%. A medida de redução foi tomada para atender a população durante esse período de manifestação. Em Cuiabá e Varzea Grande cerca de 400 mil pessoas utilizam diariamente o transporte público.


Leia mais: 
Motociclista morre ao bater em caminhão que estava parado em bloqueio grevista

De acordo com a assessoria da pasta, a Prefeitura negociou a liberação de duas cargas paradas correspondente a 80 mil litros de diesel, o que atenderá com a racionalização de 50%, até terça-feira (29). Atualmente a capital conta com uma frota de 389 veículos rodando e 80 carros reserva. 
 
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) também reduziu a sua frota em 50% nesta quinta-feira, por conta da falta de combustível para os veículos. A crise se instalou por conta da greve dos caminhoneiros, que já entrou no seu quinto dia. A medida foi tomada para garantir o serviço até a próxima terça-feira. Caso não chegue mais combustível, não está descartada uma paralisação.

“A própria Semob reduziu a frota em 50% nas ruas. Desde metade do dia que apenas 50% das nossas viaturas estão na rua, para que possamos fazer o racionamento. Algumas outras secretarias também estão fazendo a redução”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo.
 
Antenor também explicou que o secretário de Serviços Urbanos, José Stopa, “esteve com a gente nestas bases e conseguiu 15 mil litros para atender as empresas que fazem a retirada de lixo em Cuiabá. O prefeito está bastante preocupado, procurou várias alternativas, mas infelizmente foge a nossa alçada esta parte de combustível”.
 
Paralisação

A paralisação dos caminhoneiros é uma manifestação nacional e teve início na manhã de segunda-feira (21). A categoria é contra os aumentos no preço do óleo diesel, que estariam tirando a rentabilidade do setor. Carretas e caminhões estão impedidos de passar pelo trecho. Apenas carros de passeio, ambulâncias, ônibus, cargas vivas e perecíveis estão autorizadas a seguir viagem.

No final da manhã de quinta-feira o presidente Michel Temer anunciou que acionou forças federais para desbloquear estradas ocupadas pelos caminhoneiros em greve.  "Comunico que acionei as forças federais de segurança para desbloquear as estradas e estou solicitando aos senhores governadores que façam o mesmo", disse o presidente durante a declaração.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet