Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

8º dia

Moradores de Chapada apoiam greve e Prefeitura decreta situação de emergência

Foto: Lauristela Guimarães

Moradores de Chapada apoiam greve e Prefeitura decreta situação de emergência
Comerciantes e moradores de Chapada dos Guimarães (a 60 quilômetros de Cuiabá) se uniram nesta segunda-feira (28), na região central da cidade um ato de apoio à greve dos caminhoneiros, que entrou no seu oitavo dia. Já a Prefeitura, sentido os reflexos da mobilização e para garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais, decretou hoje à tarde situação de emergência.


Leia mais: 
"Movimento da Família Brasileira" faz manifestação de apoio à greve dos caminhoneiros na Praça Alencastro

Mesmo após o presidente Michel Temer (MDB) anunciar um acordo – na noite do último domingo (27), conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Estado não houve alteração e 30 pontos continuam bloqueados para o tráfego de caminhões.
 
O governo federal decidiu congelar por 60 dias a redução do preço do diesel na bomba em R$ 0,46 por litro, valor referente ao que seria a retirada do PIS/Cofins e da Cide sobre esse combustível. Depois desse período, o preço do diesel será ajustado mensalmente. Além disso, a alíquota da Cide sobre o diesel será zerada até o final do ano. A redução custará ao governo R$ 10 bilhões. Conforme o Palácio do Planalto, os recursos serão cobertos pelo Tesouro via crédito extraordinário.
 
Douglas Araújo, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Chapada dos Guimarães, o objetivo do ato é colocar o comércio e a população junto à “batalha” da categoria. “Pode ser que os caminhoneiros tiveram o apoio do Brasil inteiro, porque eles foram efetivamente. Nós todos estamos sofrendo, que é exatamente na gasolina, com os impostos caríssimos, que a gente tanto contribui, mas tem o retorno pífio de todos os Governos constituídos. Estamos buscando este apoio junto a Chapada para levar isso também como reclamação do comércio e da comunidade que não aguenta impostos e pressão”, contou.
 
Conforme o presidente, Chapada dos Guimarães já foi afetada pelo movimento e teve uma redução drástica no número de turistas durante o final de semana. “Nós tivemos um caos generalizado. Não tivemos movimento em Chapada dos Guimarães. Foi um caos mesmo. Ninguém tinha a segurança de gasolina para subir, e nós sentimos sim. Mas, apesar de termos sofrido muito, apoiamos o movimento. Não vendemos este final de semana, mas apoiamos. A gente entende que o que eles estão fazendo também irá nos ajudar”, asseverou.


 
Situação de emergência
 
A prefeita do município, Thelma de Oliveira, instituiu um Comitê de Gestão de Crise, formado por nove secretários e o chefe do Departamento Municipal de Proteção e Defesa Civil. Durante toda a manhã, os membros do comitê estiveram reunidos com o representante da Defesa Civil do Estado, o Sargento Fontes, do Corpo de Bombeiros. O objetivo é tomar medidas preventivas para evitar os transtornos ocasionados pelo desabastecimento de produtos alimentícios, gás, combustível e outros.  
 
“As escolas e o transporte escolar vão funcionar, temos estoque de merenda, de insumos e medicamentos, vamos manter os serviços de ambulância, urgência e emergência”, disse a prefeita, acrescentando que serão priorizadas as ações relativas às áreas de segurança, saúde, educação, assistência social, abastecimento de água e energia, controle sanitário, transporte público e de comunicação.
 
Os órgãos da Administração Pública Direta e Indireta vão implantar plano de racionalização de uso dos insumos, para garantir a continuidade das atividades essenciais. Foi suspenso o atendimento externo no âmbito da Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães/MT nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2018, com exceção dos serviços essenciais.
 
A greve
 
A mobilização foi proposta pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e iniciou na manhã da última segunda-feira (21). Em razão dos pesados impostos e do baixo valor dos fretes, a categoria afirma que enfrenta uma grave crise e articula ações em todo o país para evidenciar o descontentamento com a atual política econômica. A PRF mantêm o diálogo com os caminhoneiros.


 


(Colaborou Lauristela Guimarães )
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet