Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Reunião conturbada

Presidente de Sindicato afirma que Taques é "arrogante" e não resolverá crise

Foto: Reprodução

Presidente de Sindicato afirma que Taques é
O presidente do Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas no Estado de Mato Grosso (Sindmat), Eleus Amorim, teceu diversas críticas ao governador Pedro Taques (PSDB), um dia após uma reunião ter sido feita no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Conforme o sindicalista, o chefe do Executivo é “prepotente, arrogante” e “não irá fazer nada para ajudar”. A paralisação entrou em seu nono dia, nesta terça-feira (29).


Leia mais:
Locatelli abandona reunião com Taques e diz que mudará empresa para outro Estado
 
“Se você tem esperança de um Estado melhor, somente ore a Deus e as demais coisas ele fará. Nosso governador não tem jeito e não irá fazer nada para ajudar a resolver a crise. A arrogância e prepotência dele não têm limites. Não aceita opinião, é centralizados e não faz jus ao slogan ‘Estado de Transformação’”, disparou o presidente do Sindmat.
 
Eleus ainda acrescenta que o governador nem sonha em reduzir impostos “que matam a sociedade”. O presidente ainda usou um provérbio bíblico para dizer: “Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a Nação acaba na desgraça".
 
A reunião da última segunda-feira foi conturbada no Palácio Paiaguás. O empresário do ramo de combustíveis, Aldo Locatelli, abandonou o encontro irritado com o que chamou de falta de diálogo do governador Pedro Taques. Além disto, afirmou que irá mudar a sua empresa para outro Estado, já que lá receberá incentivos: “Em Curitiba (PR) eu ganhou um caminhão para cada dez”.
 
Taques anunciou o congelamento do Preço Médio Ponderado a Consumidor Final (PMPF) de Combustíveis, que irá provocar a redução em R$ 0,17 no valor do diesel em Mato Grosso, na tentativa de amenizar os problemas vividos com a greve dos caminhoneiros.
 
"O Estado de Mato Grosso solicitou junto ao Confaz que nós possamos adiar o PMPF de 15 de junho para um mês, vamos fazer um preço de pauta do diesel, mesmo de 15 de maio. Isso dá um desconto de R$ 0,17 na bomba só nos esforços dos 12 estados. Foi um pedido que Mato Grosso fez ao Confaz", anunciou o governador Pedro Taques (PSDB).
 
A mobilização foi proposta pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e iniciou na manhã da última segunda-feira (21). Em razão dos pesados impostos e do baixo valor dos fretes, a categoria afirma que enfrenta uma grave crise e articula ações em todo o país para evidenciar o descontentamento com a atual política econômica. A PRF mantêm o diálogo com os caminhoneiros.

Ação do governo

Após a reunião de ontem, o Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficial que circula nesta terça-feira (29), decreto que congela os valores do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final, o PMPF, relativos a operações com combustíveis, até a primeira quinzena de junho de 2018. O PMPF é usado como base de cálculo para efeito de tributação do Imposto sobre Comércios Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis.

Na prática, a ação do governo antecipa a redução dos preços anunciada pelo governo federal e permite não incidir o ICMS sobre os aumentos do óleo diesel que levaram às manifestações dos transportadores autônomos. A medida foi solicitada e autorizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária ( Confaz).

O preço médio é calculado a cada 15 dias e capta os preços praticados neste período nos 43 maiores municípios de Mato Grosso. Com essa medida, na prática, o Governo deixa de cobrar o ICMS sobre a parcela dos aumentos feitos pela Petrobras nos últimos 15 dias de maio.

Comitê de Crise

A paralisação dos caminhoneiros, que está em seu nono dia, tem causado desabastecimento em vários setores, desde combustíveis nos postos, até falta de alimentos e gás. Diante disso, o governador Pedro Taques decretou a criação do Comitê de Crise, no último domingo (27), unindo várias secretarias de Estado, demais poderes, prefeituras, órgãos públicos e ramos empresariais para que soluções sejam pensadas em conjunto.

Desde então, as forças policiais iniciaram a escolta de caminhões de combustíveis e outros insumos, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Exército.

Nesta segunda-feira (28), o Comitê recebeu os presidentes do Tribunal de Justiça, Rui Ramos, da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, os prefeitos de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e de Várzea Grande, Lucimar Campos. Também participaram da reunião empresas e órgãos do agronegócio, Indea, representantes da Raízem (Shell+Cosan), BR Distribuidora e Ipiranga, Sindalcool, além de representantes dos setores de energia, água e telefonia.

Também foram realizadas, ontem, reuniões com a agroindústria e com os representantes dos transportadores, que estão paralisados. Foram discutidas demandas e soluções para que a paralisação chegue ao fim o mais breve possível. O Comitê vem acompanhando diariamente o panorama da greve e seus efeitos. Quatro reuniões já foram realizadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet