Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

FALTOU RESPOSTA

Policial diz que "investigações vão demonstrar" culpa de Taques em esquemas de corrupção

Foto: Rogerio Florentino/Olhar Direto

Policial diz que
Um dos destaques do debate realizado pela TV Vila Real, afiliada da Record em Mato Grosso, candidato ao Governo Arthur Nogueira (Rede) criticou o fato de alguns temas como a “Grampolândia” e o esquema de fraudes na Seduc terem ficado de fora do confronto. Durante o embate, inclusive, Nogueira dirigiu-se a Pedro Taques (PSDB) dizendo que não utilizaria a segurança pública de forma ilegal para atender interesses escusos. Para o candidato da Rede, o tucano é absolutamente responsável pelos esquemas em sua gestão.


Leia mais:
Taques diz que delação não é condenação e desacredita depoimento de cabo Gerson

“Eu acredito, porque é o chefe do Executivo que coordena tudo. Ele precisa saber. Não podemos aqui em Mato Grosso aceitar o que o Lula diz: que não sabe de nada. Se não sabe de nada, o que estava fazendo então? Até porque o principal alvo da operação foi o primo dele [Paulo Taques], o principal secretário, que era o homem de confiança dele desde quando ele estava no Senado. Com certeza [tem culpa] e as investigações se Deus quiser demonstrarão isso”, disse o candidato, ao ser questionado se, para ele, Taques tinha participação em alguns dos esquemas.

Arthur cobrou ainda que nos próximos debates os assuntos entrem em discussão. “Não podem ficar de fora. Ficou de fora porque eles fugiram das respostas, de explicar esse numero de secretários presos, a quantidade de dinheiro que foi para o ralo, a quantidade de obras. Todas as vezes que eram indagados sobre isso fugiam do debate. Mas isso ficou claro para o cidadão”.

Desvios na Seduc

Nos últimos dias, o jornal Folha de S. Paulo revelou que o ministro Marco Aurélio, do STF, homologou os acordos de colaboração premiada do empresário Alan Malouf e do ex-secretário de Educação Permínio Pinto, ambos envolvidos no esquema de fraude em contratos da Seduc para beneficiar empreiteiras em troca de propina para quitar dívidas da campanha eleitoral de 2014.

Tanto Malouf quanto Permínio Pinto afirmam em suas delações que Pedro Taques tinha total conhecimento do esquema. O ex-secretário de Educação teria, ainda, entregue mensagens de WhatsApp aos investigadores, em que o governador aparece pedindo para que ele facilitasse licitações, com o objetivo de beneficiar os seus credores.

Conforme as declarações de Permínio, Alan Malouf e o ex-chefe da Casa Civil e primo do governador, Paulo Taques, seriam responsáveis para que juntos com os demais secretários "encontrassem uma forma de captar recursos para quitar dívidas de campanha deixadas para trás". O governador nega todas as acusações.

Grampolândia

Em maio de 2017 o esquema dos grampos veio à tona com reportagem publicada pelo Fantástico. O esquema foi concebido na modalidade “barriga de aluguel”, quando investigadores solicitam à Justiça acesso aos telefonemas de determinadas pessoas envolvidas em crimes e no meio dos nomes inserem contatos de não investigados.

No dia 28 de julho, em uma sessão que se arrastou por mais de onze horas perante à 11ª Vara Militar, o cabo Gerson Luiz Ferreira Corrêa Júnior, que confessou participação no esquema, afirmou que o interesse da barriga de aluguel seria do governador Pedro Taques e do ex-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, que é primo do governador do Estado.

Durante o debate desta quinta-feira, ao confrontar Pedro Taques quanto à situação da segurança em Mato Grosso, Arthur Nogueira disse que jamais utilizaria a estrutura do Estado para atender interesses ilegais e escusos.

Questionado se estava se referindo aos grampos neste momento, Nogueira respondeu: “sim! Como se sentem as pessoas que foram ouvidas ilegalmente na sua intimidade pelo atual Governo? Como se sentem os coronéis e delegados depois do esfacelamento da cúpula da segurança pública no Estado. Isso tem que ser esclarecido, vai ter que ser reconstruída a moral da segurança pública. Ninguém vai respeitar uma segurança que se utiliza desses meios. Alguém tem que ser responsabilizado e penalizado, seja ele quem for”.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet