Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Infraestrutura

Fávaro destaca necessidade de investimentos em logística para garantir competitividade

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Fávaro destaca necessidade de investimentos em logística para garantir competitividade
Durante entrevista na manhã desta terça-feira (11), em Cuiabá, o candidato ao Senado, Carlos Fávaro (PSD), enfatizou a importância de investimentos na infraestrutura logística, especialmente na malha ferroviária, já que Mato Grosso conta apenas com um terminal no município de Rondonópolis (219 km de Cuiabá). Segundo ele, é preciso cruzar o estado com ferrovias para garantir maior competitividade da produção mato-grossense.


Leia mais:
Parte dos servidores reclama de não recebimento de salário; Governo descarta escalonamento


"Nosso estado tem grande vocação para produzir soja, mas também para produzir outras culturas, como o milho, que tem baixíssimo valor agregado, corresponde apenas um terço do valor de um saco de soja, e esse preço somente pode ser corrigido com uma infraestrutura logística mais eficiente. Nos Estados Unidos a busca pelo Oeste foi feita pelos trilhos. Primeiro vinha a ferrovia e atrás vinham as pessoas colonizando as cidades, e nós estamos aqui há 30, 40 anos nessa espera", afirmou.

Ele relembrou que, na época em que era presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho do estado (Aprosoja), se empenhou no projeto da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que possibilitaria a ligação da região do Araguaia aos portos de São Luiz, no Maranhão. "Fizemos o projeto, a licença ambiental, mas não tínhamos recursos para fazer a obra, que ficou 10 anos a espera. Trabalhamos com o governo federal para que a renovação da outorga por mais 30 anos com a Vale do Rio Doce para outras ferrovias brasileiras pudesse financiar essa obra", contou.

Entretanto, ele explicou que, quando o governo federal anunciou o investimento, o senador Jader Barbalho, buscou o Ministério da Casa Civil para que os recursos fossem investidos no Pará. "Ele estava correto, defendendo os interesses dos paraenses, mas depois de tanto trabalho para fazer o projeto, licenciar e liberar recursos nós iríamos perder pela força política? Mesmo não sendo mais vice-governador, eu não admiti, marquei audiência com o ministro Eliseu Padilha, pedi o apoio do ministro Blairo Maggi, do senador Welingthon Fagundes e garantimos a vinda desses recursos para o nosso estado".

A obra, que prevê a construção de 383 quilômetros entre Água Boa e a cidade de Campinorte (GO), terá início em 2019, com recursos da ordem de R$ 4 bilhões. "Esse primeiro trecho que está licenciado dará acesso a carga de imediato, pela BR-158 na altura de Água Boa, atenderá toda Araguaia, e proporcionará um fluxo de grãos para a Ferrovia Norte-Sul", informou ele.

Na entrevista, Fávaro também mencionou a falta de transporte fluvial no estado. "O mundo inteiro explora seus rios navegáveis como modo de transporte eficiente e com baixo custo, mas aqui parece que é vergonhoso, que é criminoso, mas não é, pois nós temos tecnologia para preservar os rios e transportar com eficiência. Os rios Paraguai, Araguaia, Teles Pires, Juruena poderiam estar gerando competitividade e riquezas para o estado. E o governo federal tem que ter coragem para fazer esses enfrentamentos e estou preparado para ter posicionamentos fortes na defesa dos interesses do nosso estado".

Internet no estado inteiro

A internet deixou de ser artigo de luxo há muito tempo. Hoje, ela é considerada ferramenta fundamental para a população, pois além de proporcionar desenvolvimento, gera oportunidades. Ciente dessa importância para o futuro dos mato-grossenses, o candidato ao Senado Federal, Carlos Fávaro (PSD), estabeleceu como uma das principais metas do seu plano de trabalho a ampliação do acesso à internet nos municípios do estado.

"A internet é a grande revolução social, intelectual e empresarial do mundo, pois conecta e aproxima pessoas, gera informação, conhecimento, novas possiblidades, ou seja, transforma a vida do cidadão. E de acordo com os últimos dados divulgados pelo IBGE, somente 46,7% das pessoas que vivem no estado têm acesso à internet. Por esse percentual tão baixo, quero ser um senador que vai trabalhar muito para garantir esse benefício a todos os mato-grossenses", afirma.

Fávaro lembra que quando ocupou o cargo de vice-governador, se empenhou para garantir que todos os municípios se cadastrassem no programa do governo federal 'Internet para Todos'. "Assim que o satélite brasileiro foi lançado, me dediquei bastante para cadastrar as 141 cidades de Mato Grosso, todas as regiões onde essa ferramenta ainda não está disponível. Estou acompanhando o passo a passo desse processo e serei o grande defensor dessa causa para que realmente a internet chegue para todos".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet