Olhar Direto

Quinta-feira, 13 de maio de 2021

Notícias | Política MT

Em Sinop

Pesquisa aponta Pedro Taques fora do segundo turno e com maior rejeição

Foto: Olhar Direto

Pesquisa aponta Pedro Taques fora do segundo turno e com maior rejeição
Uma pesquisa do instituto Real Dados, divulgada neste domingo (16) pelo site GC Notícias com índice de voto para eleição do Governo do Estado na cidade de Sinop aponta que no município, o governador Pedro Taques (PSDB) não disputará o segundo turno, ficando atrás de Mauro Mendes (DEM) e de Wellington Fagundes (PR).

Leia também
TRE aceita candidatura de deputado estadual Mauro Savi


O tucano também é o candidato com a maior rejeição no município. De acordo com o levantamento, que está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MT-07720/2018, 500 entrevistas foram realizadas entre 6 e 11 de setembro.

Confira abaixo a matéria completa do site GCNotícias:

 
Pesquisa Real Dados/GC Notícias posiciona Taques em terceiro e com uma rejeição acima de 50%

Na eleição de 2014, Sinop ajudou a conduzir Pedro Taques (PSDB), para o posto de governador ainda no primeiro turno. No município, Taques teve 63,19% dos votos válidos na última eleição. Hoje, 4 anos depois, Sinop não conduziria o candidato a reeleição sequer ao segundo turno.
 
É o que mostra a Pesquisa da Real Dados, encomendada pelo site GC Notícias, divulgada neste domingo (16). De acordo com a amostragem, Taques ocupa o terceiro lugar nas intenções de voto, perdendo para Mauro Mendes (DEM), e Wellington Fagundes (PR), tanto na espontânea quanto na estimulada. Embora ainda exista um percentual considerável de eleitores indecisos, a alta rejeição de Taques praticamente o desclassifica para a disputa no segundo turno – pela avaliação dos sinopenses entrevistados.
 
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, 57,2% dos eleitores declararam estarem indecisos. O nome mais apontado é o de Mauro Mendes, com 13%. Na sequência, 12,2% declararam voto nulo. Fagundes tem 10,2% na espontânea e Taques 3,6%. Arthur Nogueira (REDE), tem 0,2%.
 
Na pesquisa estimulada, quando o eleitor tem acesso aos nomes dos candidatos, Mauro Mendes lidera com 25,4% dos votos. Os indecisos continuam representando uma fatia expressiva dos votos, com 23,4%. Fagundes vem na sequência, com 21%. Nulos somam 13% e Taques, 9%. Arthur Nogueira tem 2% e Moises Franz (PSOL) 0,8%.
 
O levantamento da Real Dados mostra que será difícil Taques conquistar os indecisos e reverter esse cenário em Sinop. Conforme a pesquisa, o governador de Mato Grosso detém uma rejeição de 56,6% entre os eleitores do município. 22% dos entrevistados declararam ser indecisos quanto a rejeição e 7% não responderam. Fagundes tem rejeição por 6% do eleitorado e Mendes, 4%. Arthur Nogueira e Moises Franz tem as menores rejeições, com 3,6% e 0,8% respectivamente.

A pesquisa

O levantamento realizado pela Real Dados foi contrato pelo Site GC Notícias e está registrado no TSE com o número MT-07720/2018. Foram realizadas 500 entrevistas, em um grupo amostral que traduz a composição do eleitorado de Sinop, levando em consideração o percentual de homens, mulheres, bem como a faixa etária e o nível de escolaridade. O levantamento de campo ocorreu entre os dias 6 e 11 de setembro. A pesquisa tem um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 4%, para mais ou para menos.






 
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet