Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2019

Notícias / Política BR

Governo revê decisão e horário de verão começará no início de novembro

Da Redação - Wesley Santiago

16 Out 2018 - 08:26

Foto: Reprodução

Governo revê decisão e horário de verão começará no início de novembro
O Governo Federal informou que o horário de verão não será adiado para o dia 14 de novembro, contrariando o que havia decidido no início do mês. Com isto, os relógios serão adiantados em uma hora no dia 04 de novembro deste ano. A mudança de data seria por conta do Exame Nacional do Ensino Médico (Enem), que acontece no mesmo fim de semana.

Leia mais:
Horário de verão é adiado pelo Governo por conta de provas do Enem

No começo do mês, o Palácio do Planalto comunicou a decisão de adiar o início do horário de verão para 18 de novembro, a pedido do Ministério da Educação (MEC). Porém, resolveu rever a decisão e manteve o horário de verão no dia 04 do mesmo mês.
 
O Ministério da Educação queria evitar possíveis prejuízos aos estudantes que farão o exame, cuja primeira prova está marcada para 4 de novembro. O argumento é que a necessidade de adiantar os relógios em uma hora pode confundir os candidatos.
 
De acordo com a Casa Civil da Presidência, o decreto que faria a alteração para o dia 18 não foi publicado no “Diário Oficial da União”. Conforme o apurado pela TV Globo, a mudança não foi concretizado em nome da "segurança jurídica", em razão do decreto já publicado.
 
Segundo a Abear, a mudança para o dia 14 de novembro causaria prejuízos as empresas aéreas do país. A estimativa da entidade era de que 42 mil voos poderiam ser afetados e pelo menos 3 milhões de passageiros seriam prejudicados.
 
Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer encurtou o período de duração do horário de verão (que começava em outubro). Ele atendeu ao pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não coincidisse com a data das eleições.
 
O governo manteve como data final do horário de verão no terceiro domingo de fevereiro de 2019 (dia 17).
 
Na última segunda-feira (15), um problema com a operadora TIM causou confusão e fez muita gente acordar mais cedo. Isso porque os aparelhos celulares – em sua maioria Iphones – entraram no horário de verão de forma equivocada. Com isto, muitos acabaram despertando antes do previsto, achando que já era hora de partir para os compromissos.

8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • camila
    17 Out 2018 às 09:55

    Vao me desculpar...mais concordo com um comentario..o aluno tem obrigação de se preparar.. ter responsabilidade... para ficar dias em filas de show nem se preocupam com o horario de verão... coloque o despertador para tocar 2 horas antes.. dorme cedo.. na minha epoca eu fiz isso..e nao perdi a prova..cheguei 1 hora antes..fiz minha prova tranquila

  • rodrigo
    17 Out 2018 às 09:06

    O horário de verão deveria permanecer fixo para sempre.. melhor coisa é acordar cedo e ver o dia render.. sair do trabalho ainda dia e poder fazer uma atividade física, chegar em casa e estar claro ainda.. mais segurança e mais saúde!! Quem reclama é preguiçoso e acomodado.

  • Flávia
    17 Out 2018 às 07:47

    Muita sacanagem com os alunos, como se fosse fazer diferença algum dias desse absurdo de horário. Vem para atrapalhar!!! Só para isso que serve.

  • Justo
    16 Out 2018 às 10:06

    Espero que o novo presidente Bolsonaro acabe de vez com esse horário de verão ja que ele quer realmente ser diferente dos seus antecessores.

  • Marcinho
    16 Out 2018 às 09:22

    Para que serve esse horário de verão?

  • Magno
    16 Out 2018 às 09:16

    Tem que acabar com esse horário de verão, pra mim não fez e não faz diferença o valor da energia é o mesmo.

  • Mulher ma
    16 Out 2018 às 08:59

    A obrigação e do estudante se preparar Ver o local da prova com antecedência e chegar no horário.agora parar o horário porque a dondoca ou mauricinho vai no hora que quer. E um absurdo!!! Se tem idade pra votar Tem que ter ser RESPONSÁVEL nos seus compromissos!!!!! Fez bem o governo, será que quando estiver trabalhando o patrão vai deixar chegar na hora que quer?! Reflitam sobre isso jovens!!!

  • Dito Cujo
    16 Out 2018 às 08:52

    Horário d verão na vdd tem q ser extinto,pois ñ tem utilidade nenhuma,apenas atrapalhar nossas vidas.

Sitevip Internet